Luanda - O Banco Espírito Santo Angola ( BESA) conta desde o último fim-de-semana com administradores provisórios, nomeados pelo Conselho de Administração do Banco Nacional de Angola ( BNA), com o objectivo de garantir a protecção dos depositantes e o cumprimento das demais responsabilidades do BESA e assegurar a contínua estabilidade do sistema financeiro nacional.

Fonte: Angop
Segundo o governador do BNA, José de Lima Massano, que falava esta segunada-feira, 04, durante uma conferência de imprensa sobre a aplicação de medidas extraordinárias de saneamento ao BESA, os administradores provisores estarão em funções por um período máximo de um ano, pelo que, até a esta altura, se espera que haja um quadro definitivo de resolução da situação do BESA.

O governador do BNA informou que a coordenação da implementação das medidas extraordinárias de saneamento do BESA serão asseguradas pelos administradores provisórios nomeados, a quem compete, entre outras medidas legais,  vetar quaisquer deliberações da  Assembleia Geral, do Conselho de Administração ou de quaisquer outros órgãos com funções análogas, sempre que esteja em causa a solvabilidade da instituição ou a salvaguarda do sistema financeiro.

As medidas de saneamento visam a reposição dos termos de sustentabilidade financeira e  operacional do banco, harmonizando-as com as normas  vigentes para o exercício da actividade comercial bancária no país, não contemplando, para já,  a intervenção do Estado no capital social desse banco ou o envolvimento de quaisquer  fundos públicos.

Este programa prevê, nos termos dos artigos 115 e 117 da Lei das Instituições Financeiras, o ajustamento dirigido das  normas de prudência, pelo que, logo na fase inicial de implementação, será revogada a Garantia Soberana emitida pelo Tesouro Nacional.

Segundo o programa, será concluída a avaliação detalhada da totalidade da carteira de crédito da instituição e a sua afectação a componente a ser incorporada nos prejuízos e será igualmente efectuado o levantamento dos elementos patrimoniais a serem objecto de alienação ou reestruturação.

José de Lima Massano referiu que o actual conselho de administração do BESA  permanece em funções, em articulação com os administradores provisórios nomeados,  assumindo a gestão corrente do Banco.

Com esta intervenção, sublinhou o governador, não se alteram as relações de negócios do BESA com os seus clientes, garantindo-se, igualmente, a segurança dos depósitos mantidos junto dessa instituição financeira, bem como o funcionamento regular da sua rede de balcões.