Luanda - As acções da empresa Americana Cobalt International Energy Inc. cairam em mais de 10 por cento depois de publicado uma investigação sobre corrupção às suas operações em Angola, que poderão conduzir a um processo contra o produtor global de petróleo, de acordo com o site Bloomberg.

Fonte: VOA

Segundo o mesmo site, a Comissão de Títulos e Câmbios dos Estados Unidos (SEC – sigla em inglês) enviou um aviso à Cobalt, baseada em Houston, alegando violações de determinadas leis. O aviso faz parte de uma investigação que teve início em 2011, que indicia que a Cobalt tenha violado o Artigo sobre Práticas de Corrupção no Estrangeiro, em Angola, uma das suas maiores regiões de investimento e exploração.

A companhia disse estar a cooperar com a SEC e afirmou crer que as suas actividades em Angola estejam a decorrer todas de acordo com a lei.
Segundo uma nota do Deutsche Bank aos investidores, o aviso é “um alerta de que, apesar desta investigação já ter alguns anos, não deverá ser resolvida tão cedo”.


O Bloomberg refere que o CEO da Cobalt, Joseph Bryant, não quis fazer quaisquer comentários específicos sobre as alegações da SEC, mas afirmou que a Cobalt está segura das suas acções.

O alerta desta investigação às acções da companhia americana em Angola, chega numa altura em que o Vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, está nos Estados Unidos para a Cimeira Estados Unidos/ Líderes Africanos.

Manuel Vicente foi CEO da petrolífera Sonangol, empresa com a qual a Cobalt tem uma longa história de negociações.