Lisboa – Álvaro  Madaleno de Oliveira Sobrinho, antigo Presidente da comissão executiva do  Banco Espírito Santos de Angola (BESA), alternou a sua vida entre Luanda e Londres.  A permanência constante na Inglaterra é entendida como o refúgio certo para se distanciar dos  escândalos económicos associados ao seu nome que propalam na media angolana e portuguesa. .

Fonte: Club-k.net

Está a projectar-se  como filantrópico

A partir da capital inglesa, este empresário angolano  se tem  dedicado a actividade filantrópica através da “Planet Earth Institute”, uma ONG registada no Reino Unido que ele dirige como “Chairman”.

O Planet Earth Institute é uma organização creditada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e tem como missão o “Desenvolvimento Científico de África”.  Fazem parte desta ONG renomados académicos estrangeiros e um nacional, José Osvaldo Serra Van-dunem.

O Instituto participou no programa das Nações Unidas do Rio +20, e mais recentemente nos debates Pós 2015 em Nova Iorque. Neste último, Sobrinho discursou na União Africana, sobre a necessidade de uma agenda para a ciência, tecnologia e inovação e África.

Ainda em Londres, Álvaro  Sobrinho é também frequentemente requisitado como orador em inúmeros eventos empresariais e financeiros.  No ano passado por exemplo ele foi o principal orador  em vários eventos no Reino Unido, em locais como o Royal Institute of International Affairs, a Chatham House e a London Stock Exchange.

Em Angola,  ele  mantém-se, desde 2013,  na actividade bancaria como Presidente Executivo do Banco Valor.