Lisboa –  Cremildo Félix Paca (na foto), um jovem jurista que até Fevereiro do corrente ano exercia o cargo  de  Secretário de Estado para Administração Local, está em vias de ser indigitado como Comissário da Comissão da  Nacional Eleitoral (CNE).

Fonte: Club-k.net

Mussonguela substitui Horácio Junjuvili

 indicação do mesmo que é uma proposta da bancada parlamentar do MPLA, está destinada a preencher a vaga deixada por Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa que passou a ocupar o cargo de Chefe da Casa Civil da Presidência da República, logo após a realização das eleições de 2012.

Está também prevista a indigitação  de Jorge Manuel Mussonguela como Comissário da CNE, proposto pela bancada parlamentar da UNITA, em substituição de Horácio Junjuvili que deixa está estrutura por alegadas razões de saúde.  Jorge Mussonguela foi vice- governador de Benguela pelo “Galo Negro”, na vigência do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN). 

Para além destas indicações, há informações de que a CNE poderá ser objecto de ajuste  para que a sua representação corresponde  aos resultados saídos  das eleições de 2012, a semelhança da Assembleia Nacional.  Para o efeito, está previsto a entrada de representantes da CASA-CE, ao qual se estima a indicação do seu dirigente, o  jurista Miguel Francisco “Michel”.

De acordo com as regras, os membros da CNE são propostos em sede da Assembleia Nacional pelos grupos parlamentares dos partidos nela representados. Só os Partidos políticos com assento parlamentar tem a prerrogativa de indicar os membros da CNE, como de os substituir. O Presidente da CNE é o único membro indicado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial.