Luanda - A primeira-dama da República de Angola, Ana Paula dos Santos, considerou nesta quinta-feira, em Luanda, excelente o exercício de fazer participar as mulheres rurais na identificação dos seus problemas, necessidades, anseios e aspirações.

Fonte: Angop

Ana Paula dos Santos fez esta consideração quando discursava na abertura do Fórum Nacional de Auscultação à Mulher Rural, na condição de presidente do Comité Nacional para Promoção da Mulher Rural, que decorreu no Centro de Conferências de Belas.

Observou que a realização do magno evento, que congrega mulheres rurais das 18 províncias do país, é o culminar do amplo movimento de auscultação e discussão dos problemas desta franja da sociedade, jamais visto na história de Angola, no quadro do cumprimento da orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

“Ao fazê-las intervir na busca de soluções dos problemas do meio rural, não estamos a querer resolver apenas as questões imediatas, mas pelo contrário, estamos a preparar o caminho para o futuro, assegurando que as mulheres rurais possam viver e trabalhar com mais dignidade”, enfatizou.

Ana Paula dos Santos referiu que o seu compromisso e entrega à causa das mulheres rurais vêm desde 1992, na sequência da sua participação na conferência mundial realizada pelas esposas de chefes de estado e de governos, em Fevereiro daquele ano, na qual foi adoptada a Declaração de Genebra sobre a promoção social e económica da mulher rural.

Precisou que alguns meses depois da aludida conferência, foi criado em Angola o Comité Nacional para Promoção da Mulher Rural (COMUR) e ao longo destes anos nunca perdeu a esperança de que um dia haveria de se assistir uma viragem na perspectiva do desenvolvimento do “potencial destas mulheres valorosas e determinadas que representam a história, as tradições e transmitem os nossos valores culturais”.

“Eis-nos aqui hoje, perante o sonho que se tornou realidade graças à sua pertinente intervenção, senhor Presidente da República. As mulheres rurais presentes em representação das milhões do nosso país agradecem de coração”, enfatizou, ante ao olhar do estadista José Eduardo dos Santos, de membros do Executivo e do corpo diplomático, deputados, governadores provinciais e cerca de duas mil delegadas.

Segundo a primeira-dama da República, quando se presta a devida atenção às mulheres rurais, melhora-se o bem-estar dos filhos, das famílias, das comunidades e do país em geral, apelando a necessidade de conjugação de esforços para se tornar exequíveis todas as ideias, sugestões e contribuições recolhidas.

Ana Paula dos Santos reiterou o apoio incondicional do COMUR, organização de que é presidente, “a esta importante iniciativa, ao mesmo tempo que reafirmou o seu compromisso de participar activamente e estar sempre presente.