NOTA DE IMPRENSA: BLOCO DEMOCRÁTICO INFORMA O POVO ANGOLANO, A COMUNICAÇÃO SOCIAL E DEMAIS INTERESSADOS, DE QUE DEU SEGUIMENTO À PARTICIPAÇÃO CRIMINAL INTENTADA CONTRA O COMISSÁRIO ALFREDO QUINTINO LOURENÇO DA P.I.R.


Luanda - No seguimento da sua actividade partidária, como partido político legalizado, interessado na defesa da justa causa do povo angolano, criado com o fim de servir o povo angolano, o Bloco Democrático (BD) vem a informar o povo angolano, a comunicação social nacional e internacional e demais interessados de que deu entrada de participação criminal contra o Comissário em funções de comandante da P.I.R. (Polícia de Intervenção Rápida), relativamente ao espancamento do membro do BD, da juventude da CASA-CE e outros elementos do Movimento Revolucionário Angolano.

Fonte: BD

O comissário em causa de nome ALFREDO QUINTINO LOURENÇO, e um grupo de desconhecidos a serem indicados pelo Comissário são o alvo desta participação criminal que quer gerar um basta à política de violência num Estado que se quer de direito.

Para dar o primeiro conhecimento público desta acção, o Bloco Democrático, convocou uma conferência de imprensa no mês passado em que fez apresentar aos distintos jornalistas que se preparava para actuar do ponto de vista legal.

A referida conferência de imprensa foi dirigida pelo presidente do BD, Justino Pinto de Andrade, tendo contado com a presença de vários outros distintos dirigentes do partido, nomeadamente Rosa Mendes.

Urge recordar, que o Bloco Democrático é um partido político legal, inscrito no Registo do Tribunal Constitucional através do Despacho n.o 034/TC/2010, de 20 de Outubro, com sede em Luanda, à Rua Cónego Manuel das Neves, N.o 102, 5.o Andar, Apt.o 14, B.o Patrice Lumumba, Distrito Urbano da Ingombota, Município e Província de Luanda.

Urge igualmente recordar, que o Bloco Democrático, nasce da extinção forçada por uma lei única no mundo que ainda hoje vigora em Angola que permite a extinção de partidos por suposta ausência de votos mínimos. O partido que havia sido extinto por essa lei era a Frente para a Democracia (FpD) que durante vários anos acumulou vários actos por via legal contra diferentes acontecimentos que perigavam a democracia em Angola. A sua extinção interessava portanto a todos aqueles que sabiam bem que em tribunal não poderiam dar respostas claras às acções legais que a FpD tinha lançado.

O Bloco Democrático, deseja igualmente informar, que na referida participação criminal contra o Comissário em comando da P.I.R., incluí a defesa dos ataques realizados contra o compatriota SERAFIM KAPEMBE LOURENÇO SIMEÃO, dirigente da Juventude Patriótica Angolana, da coligação CASA-CE.

O BD, lança esta nota, deixando claro que a referida participação criminal está devidamente fundamentada e narra em detalhe tudo o que aconteceu de mal aos jovens activistas do Movimento Revolucionário, bem como o que sucedeu aos restantes sofredores nesse dia de 27 de Maio de 2014.

Os distintos jornalistas, populares e outros que desejem inteirar-se do caso poderão contactar a direcção do Bloco Democrático.

Finalmente, o Bloco Democrático não pode deixar de apelar ao povo angolano, aos trabalhadores, aos jovens, aos estudantes, às zungueiras e outros ambulas, aos partidos políticos, às associações, a todos os amantes da lei e dos direitos humanos, a todos dentro do MPLA que não querem que este seja um país sem lei, e, a todas as organizações de direitos humanos que é preciso reforçar a união, a solidariedade e o trabalho em conjunto, como forma de terminarmos de forma pacífica com um regime que actua nos modos vistos a 27 de Maio de 2014.

Recordando hoje e sempre, as vitimas do 27 de Maio de 1977, as vítimas do tempo de hoje como Kassule, Kamulingue e Ganga. Nem um passo atrás para um regime bárbaro e violento! Queremos Liberdade, Modernidade e Cidadania!

Luanda, 9 de Julho de 2014

Secretariado Nacional de Informação e Comunicação