Lisboa –  Vicente Muanda (na foto), alto funcionário  do Ministério das Relações Exteriores foi recentemente promovido para a categoria de Embaixador (Despacho n.º 1600/14), o grau máximo da Carreira Diplomática.

 Fonte: Club-k.net

Nascido  a 29 de Maio de 1955, na localidade de Zala de Cima, Belize, província de Cabinda, Vicente Muanda  é licenciado em História (Ramo Educacional) pelo Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (ISCED) da Universidade Agostinho Neto. Fez o curso de Relações Internacionais do Instituto Superior de Relações Internacionais “Raul Roa” em Havana, Cuba, 1968-1987 e Frequentou o Curso de Superação da Carreira Diplomática no Instituto de Relações Internacionais, em Luanda, 2000.

A nível do MIREX foi  chefe do departamento América do Norte da Direcção América do MIREX, entre 2006 e 2008 até ter sido nomeado  conselheiro da embaixada de Angola na Sérvia.

Vicente Muanda  é presentemente  director do Gabinete do secretário de Estado das relações Exteriores, Manuel Augusto posição que acumula com o cargo de  secretário executivo adjunto da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), como Principal Oficial de Programas.

SG do MIREX promovido a Ministro Conselheiro

Eduardo de Jesus Beny  que exerce  o cargo de Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores foi reintegra  no quadro de pessoal deste Ministério, com a categoria de Ministro Conselheiro da Carreira Diplomática (Despacho n.º 1603/14).  É formado em direito com pós graduação feita em Portugal e outros cursos como relações internacionais frequentados em Cuba.