Luanda - O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) pediu nesta terça-feira, 12, em Luanda, urgência a necessidade de os países melhorarem os instrumentos de protecção dos jovens, bem como a garantia dos seus direitos fundamentais, numa altura em que se assinala o Dia Mundial da Juventude.

Fonte: Angop
Claudio Aguair.jpg - 45.38 KBDe acordo com o informe do CNJ, a que a Angop teve acesso, deve se dar ênfase na criação de instrumentos legais de garantias dos direitos dos jovens.  O CNJ reconhece que de uma maneira geral, a juventude mundial atravessa um período de grandes vicissitudes como consequência da crise económica e os recrudescimentos de conflitos armados em vários países do mundo.

“Com efeito, entendemos que são inúmeros os desafios que a juventude mundial vive sobretudo como resultado de crises economias, as garantias dos direitos civis e políticos previstos nos tratados internacionais a semelhança a Carta Africana da Juventude e a Convenção dos Direitos dos jovens”, espelha o documento.

Em torno do engajamento, lê-se, representa um marco e a presente data visa essencialmente estabelecer um marco nesse dia instituído pelas Nações Unidas com o objectivo de engajar, cada vez mais, os Estados membros do Sistema das Nações Unidas a desenvolverem esforços no sentido de melhorarem a qualidade de vida da juventude mediante a criação de politicas afirmativas visando a sua inserção na vida activa.

Segundo o documento, o CNJ entende que desde o alcance da Paz, a situação da juventude angolana vem registando melhorias substanciais como resultado de investimentos que o Executivo angolano vem efectuando no sector, principalmente com a recente aprovação do Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude.

Com efeito, reconhece existir ainda desafios ingentes como a criação de empregos dignos, a massificação do Programa Nacional de Habitação para a juventude, bem como a criação de infraestruturas em todo o território nacional, visando a ocupação dos tempos livres da juventude com vista ao combate de comportamento desviantes no seio da juventude, com ênfase da criminalidade juvenil.

Instituída desde 1999 pela Organização das Nações Unidas, o 12 de Agosto constitui um marco importante em relação a reafirmação de compromissos internacionais e a escala local, sobre a criação de condições objectivas que garantam a inserção da Juventude na Vida Activa.