Lisboa –  O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, autorizou a celebração do Contrato de Aquisição de veículos automóveis na modalidade de Locação Financeira Mobiliária (Leasing entre o Ministério das Finanças e o Banco Espírito Santo de Angola - BESA) bem como a realização da despesa inerente ao contrato a celebrar, com recurso a verba disponível no orçamento da OD «DNPE - Património Geral».

Fonte: Club-k.net

A decisão de JES consta do Despacho Presidencial n.º 163/14 em que o estadista delega competência ao ministro das Finanças, Armando Manuel, para a prática de todos os actos constantes no presente Despacho, por conta e no interesse do Estado Angolano dentro dos prazos legais

O Banco Espírito Santo Angola, S.A. (BESA) foi constituído em Agosto de 2001 e surge na sequência da decisão do Grupo BES de formar um banco de raíz em Angola, suportado pelo conhecimento que adquiriu da economia angolana nos últimos anos.

Actualmente este banco, enfrenta actualmente graves problemas financeiros devido a um buraco na ordem dos US .5 biliões, incluindo US .5 bilião em juros. Trata-se de créditos mal parados devido aos empréstimos milionários que o Banco, ao tempo da gestão de Álvaro Sobrinho dedicou-se a distribuir a figuras do regime, com destaque a membros do Bureau Político do MPLA.

Para salvar o BESA da crise que vive, o Presidente José Eduardo dos Santos assinou "pela própria mão" a 31 de Dezembro de 2013, a garantia de 5,7 mil milhões de dólares a este banco privado. 

O BESA tem como acionistas o BES de Portugal, o general Leopoldino Fragoso do Nascimento (Geni), o general Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa” (Portmill) e o próprio Álvaro Sobrinho, acionista individual.