Luanda - O Plano de Desenvolvimento de Luanda, que visa elevar a qualidade de vida dos citadinos da capital do país, foi apresentado sexta-feira.  O Plano foi elaborado num período de seis meses por uma equipa de especialistas nacionais e estrangeiros coordenados pelo consultor José Pedro de Morais, que fez a apresentação do documento. Segundo José Pedro de Morais, em breve, o Plano é levado à consideração do Executivo, com vista à sua apreciação e consequente aprovação, para num curto espaço de tempo começar a ser aplicado na prática.

Fonte: JA

“Este documento é consistente com as prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017 e integra todas as directrizes de progresso articuladas com as políticas de desenvolvimento sectorial e territorial que se encontram materializadas nos projectos estruturantes definidos para a província”, disse.

José Pedro de Morais, que é igualmente o coordenador do grupo de acção para o desenvolvimento de Luanda, disse que o Plano identifica os principais objectivos a alcançar pela província de Luanda, no horizonte temporal até 2017, e define o quadro de referência para as medidas de intervenção necessárias às transformações sócio-económicas preconizadas.

O documento, sublinhou, reconhece que existe um desajustamento entre o modelo de financiamento e as competências da administração provincial, que aconselha alternativas, apontando vias cujo alcance vai além do modelo vigente.

“Este é um desafio que pretendemos encarar em conjunto com todas as forças políticas e sociais da província de Luanda, tendo em conta que o Plano é um importante documento de planeamento estratégico, cujo diagnóstico indica cinco dimensões de desenvolvimento, como produtividade, infra-estruturas, qualidade de vida, equidade e inclusão social e sustentabilidade ambiental”, frisou.

No encontro participaram militantes e representantes dos partidos políticos com assento no Parlamento, líderes de organização da sociedade civil, de igrejas, directores provinciais, administradores municipais e comunais. Luanda é a capital e a província mais populosa e industrializada do país e com o maior crescimento económico, por ter sofrido pouco os efeitos da guerra civil e também por ter beneficiado do êxodo das populações.
A província conta com sete municípios: Cacuaco, Belas, Cazenga, Icolo e Bengo, Luanda, Quissama e Viana.