Luanda - A 6ª Sessão do Conselho Nacional do Bloco Democrático, reunida no dia 16 de Agosto de 2014, na Sede do BD, em Luanda, depois de analisar profundamente a evolução da situação nacional e o estado organizativo do Partido, decidiu:

Militantes do BD.jpg - 86.89 KB1. Defender intransigentemente a sigla BD, como seu capital simbólico e expressão da sua identidade política, baseada na democracia participativa e na subordinação da acção dos dirigentes à vontade maioritária do Partido, expressa nas decisões dos seus órgãos colegiais.

2. Convocar o empenhamento de toda sua estrutura orgânica e militantes na realização da 3ª Convenção Nacional do Partido, já agendada para 29 e 30 de Novembro de 2014, na cidade de Benguela, com a participação dos membros do BD eleitos pelas suas estruturas de base e demais delegados natos, bem como convidados representantes dos movimentos da sociedade civil efectivamente empenhados numa transformação democrática da nossa sociedade.

3. Reafirmar-se aberto à adesão individual ou colectiva de novos membros nas suas estruturas, sem que tal represente um risco de adulteração da sua identidade estatutária e política.

4. Estimular o máximo empenho de todos os seus militantes na resolução das questões mais prementes do Partido.

5. Denunciar os sucessivos actos de repressão contra todos aqueles que tentam manifestar publicamente a sua vontade.

6. Solidarizar-se com todos os professores em luta por melhores condições laborais e salariais, em todo o país, nomeadamente nas províncias da Huíla, Benguela (municípios do Cubal e da Ganda), Cuanza Norte, Huambo e Cunene.

7. Apelar à sociedade para que se mantenha atenta face aos recentes escândalos no mercado financeiro nacional que apontam para um saque generalizado do erário público pelo grupo hegemónico de poder e evidenciam uma despudorada promiscuidade entre interesses egoístas privados e o interesse nacional.

8. Alertar e exprimir a sua repulsa pelo modo como se tenta confundir, subtilmente, a opinião pública e, em especial, a juventude, envolvendo-a emocionalmente em actos mediáticos esvaziados de conteúdo e através de produtos diversionistas, relegando para plano secundário os seus problemas fundamentais.

9. Revelar que existe falta de coerência nas acções do Executivo, ao envolver-se publicamente na resolução de conflitos internacionais, nomeadamente, africanos, postulando o respeito pelo direito à diferença quando, internamente, desrespeita os mais elementares direitos dos seus cidadãos, reprimindo-os violentamente.

10. Exprimir a sua repulsa pela destruição deliberada e sistemática do património imobiliário histórico e incentivar os cidadãos a formarem uma corrente de oposição a este verdadeiro atentado contra a memória colectiva nacional.  

11. Manifestar o seu desagrado pelo facto do Presidente da República, mais uma vez, demonstrar a sua falta de compromisso com a palavra dada, ao remeter para o campo das dúvidas a ideia da implementação das Autarquias, violando a Constituição da República e impedindo o progresso institucional do país e o seu desenvolvimento equilibrado.

Luanda, 16 de Agosto de 2014.

O Conselho Nacional do BD