Lisboa - Luís Manuel Mendonça de Oliveira Bernardino, médico pediatra de referencia em Angola, desvinculou-se recentemente do quadro de pessoal da Universidade Agostinho Neto, para efeitos de reforma. O académico era até a data  Professor Titular da Faculdade de Medicina

Fonte: Club-k.net

O Dr. Luís Bernardino é oriundo de uma família de prestigio da província do Huambo de onde nasceu a 77 anos atrás. É  pediatra em Angola desde 1974 e desde sempre se dedicou na sua área do saber. 

Luís Bernardino licenciou-se em Portugal tendo depois trabalhado na Argélia por quatro anos e depois no Reino Unido durante  seis anos. Em 1972, em Londres, ele recebeu um diploma  do Royal College of Physicians e tornou-se membro do Royal College of Surgeons. Em 1973, recebeu o Diploma de Saúde Infantil, em Glasgow, Escócia.

Em Setembro de 2013, foi exonerado do cargo de Director Geral do Hospital Pediátrico de Luanda, que dirigiu desde 1998.

De lembrar que há  4 de Dezembro de 1992, um irmão seu, David Bernardino, também médico,  foi morto por supostas forças das extintas FALA,  à saída duma consulta médica no seu Centro de Saúde no Huambo. Em homenagem ao mesmo, as autoridades deram o seu nome ao Hospital Pediátrico de Luanda.