Ndalatando - Elementos desconhecidos dispararam esta quinta-feira, 21, à queima roupa contra efectivos da Polícia Nacional que se encontravam em serviço no posto de fiscalização da comuna do Zenza do Itombe, município de Cambambe, província do Kwanza Norte, causando ferimentos graves a dois agentes. Em resposta a corporação abateu um dos marginais, enquanto que os outros se meteram em fuga.

Fonte: Angop
Comandante Jos Canelas.jpg - 46.11 KBA informação foi prestada à imprensa, em Ndalatando (capital da província) pelo porta-voz do comando provincial da corporação, superintendente Gaspar José, referindo que o acto ocorreu por volta das 15h30 desta quinta-feira.

Explicou que tudo aconteceu quando os efectivos destacados no posto de fiscalização do Zenza do Itombe orientaram a paragem de um mini-autocarro de marca Iveco, cor branca e chapa de matrícula LD-95-66-FL, proveniente de Luanda com destino à província do Huambo, onde de seguida, alguns elementos que se encontravam no interior da mesma começaram a disparar a queima roupa contra a polícia, causando ferimentos graves a dois agentes.

Em resposta, a polícia atingiu mortalmente um dos marginais e procedeu à recuperação de duas armas de fogo de tipo AKM e uma mini uzer, bem como a apreensão da viatura em que os supostos marginais se faziam transportar.

"A polícia ordenou a paragem da viatura e quando procedia a inspecção da mesma, os indivíduos que se encontravam no interior começaram a fazer disparos à queima roupa que atingiram dois efectivos e em resposta a corporação abateu um dos marginais, enquanto que os outros se meteram em fuga", esclareceu o porta-voz.

Gaspar José referiu que o marginal abatido pela PN não foi identificado até ao momento porque não se fazia acompanhar de qualquer documentação.

Perante tal ocorrência, referiu, foi reforçado o efectivo policial no posto de fiscalização do Zenza do Itombe, no quadro de uma iniciativa igualmente enquadrada na operação policial de âmbito nacional, denominada "Kutululuca", de modo a se prevenirem futuros casos similares e se assegurar o reforço da ordem e tranquilidade públicas.

O porta-voz da polícia apelou a uma maior colaboração da população na denúncia dos marginais, visando o reforço do combate ao crime organizado. Gaspar José disse que apesar do incidente foi já resposta a ordem e a circulação normal de viaturas no posto de fiscalização do Zenza do Itombe, localizado na estrada nacional n.º 230, que liga a capital do país (Luanda) com as regiões do Leste, centro e Sul de Angola,  decorre sem sobressaltos.