Benguela - O dia 21 de Agosto de 2014 será, sem dúvidas, para Isaac Maria dos Anjos, um momento histórico da sua carreira política, depois que chegou à Benguela, em Maio do ano passado, para substituir o general Armando da Cruz Neto. Os motivos são resumidos em dois acontecimentos: o primeiro, pela visita do Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos e, em segundo lugar, por ter recebido garantias do próprio titular do Poder Executivo de que «a sua transferência da província do Namibe para Benguela foi uma escolha acertada».

Fonte: SA

Segundo ainda Eduardo dos Santos, a escolha foi acertada tendo em conta os índices de desenvolvimento e iniciativas de crescimento económico para a província que Isaac dos Anjos apresentou na reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, realizada na cidade ferroportuária do Lobito.

O elogio do Presidente da República ao governador foi feito depois da apresentação do Plano de Desenvolvimento de Benguela para o quinquenio 2013/2017.

Aparentemente, tendo em conta a expressão de satisfação que José Eduardo dos Santos demonstrava, mais do que o conteúdo constante no documento, um dos motivos que o terão levado a manifestar abertamente apoio político ao governador de Benguela teria sido a eloquência com que Isaac dos Anjos apresentou o projecto.

Ao ser considerado pelo presidente como sendo «uma escolha acertada», ficam assim enterradas a informação que apontavam para uma saída sua do cargo, a favor de Ju Martins, coordenador do Grupo de Acompanhamento do BP do MPLA. Essa informação era quase dada como certa, já que, de acordo com fontes do Semanário Angolense, Dos Anjos fazia questão de avisar aos colaboradores mais próximos no sentido de se prepararem para o «pior».

Há um ano e meio na condução da província, Isaac dos Anjos já criou vários «anti-corpos» bem identificados, sobretudo, no seio do seu próprio partido. Alias, nos últimos tempos, era notável o surgimento de focos de contestação contra a sua governação vindos de diversos sectores políticos, económicos e sociais, que tem questionam os critérios de transparência para a oferta dos vários negócios entregues a empresas de fora da província, sobretudo huilanas.

Entre os observadores da cena política local, não há dúvidas de que Isaac dos Anjos é tecnicamente o governador mais bem preparado entre todos que já passaram por Benguela. Além de competente em matéria de governação, Dos Anjos é dos governadores e dirigentes do MPLA que nas jornadas de campo e noutros eventos não mistura as figuras de governador e de 1.º secretário do Comité Provincial. Interessante mesmo será ver o que fará de diferente que os seus antecessores não conseguiram.

Para os mesmos analistas, apesar das suas qualidades técnicas, Isaac dos Anjos terá de superar, no mínimo, três defeitos que complicam a sua personalidade. Segundo relatos, em todas instituições que dirige, ele julga que é o único pensante e que os seus colaboradores são meros executores. Depois chega a tratar os seus subordinados sem urbanidade e por fim é conhecido por não gostar nada de ser criticado.