Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, exonerou esta terça-feira, 26, por conveniência de serviço e usando das prerrogativas que lhe confere a Constituição, vários Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários da República de Angola.

Fonte: Angop
JES discursando palacio.jpg - 14.83 KBSegundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, foram exonerados dos cargos que exerciam: Toko Diakenga Serão (República Sérvia), Alberto do Carmo Bento Ribeiro (Estados Unidos da América), Agostinho Tavares da Silva Neto (República do Canadá) e Brito António Sozinho (Reino da Suécia).

De igual modo, o Chefe de Estado exonerou Isaías Jaime Vilinga (República de Moçambique), Feliciano António dos Santos (República da Guiné-Bissau), Gilberto Buta Lutukuta (República da Côte-d’Ivoire), José João Manuel (República de Israel) e Júlio Hélder Moura Lucas (Missão de Angola junto da CPLP).

Nos mesmos termos da Constituição, o Presidente da República nomeou Toko Diakenga Serão para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República do Gabão, José Andrade de Lemos (Emiratos Árabes Unidos), Virgílio Marques de Faria (República do Quénia) e Alberto do Carmo Bento Ribeiro (Reino dos Países Baixos).

Agostinho Tavares da Silva Neto foi nomeado para o cargo de embaixador nos Estados Unidos da América, Brito António Sozinho (República de Moçambique), Isaías Jaime Vilinga (Reino da Suécia), Feliciano António dos Santos (República de Israel), Gilberto Buta Lutukuta (República da Guiné Equatorial), José João Manuel (República da Sérvia), Benigno de Oiiveira Vieira Lopes (Reino de Marrocos), Luís de Almeida (Missão de Angola junto da CPLP) e Dombele Bala Bernardo (Embaixador Itinerante).

Noutros dois Despachos Presidenciais, o Presidente José Eduardo dos Santos exonerou Ilídio de Jesus Braz Martins do cargo de Secretário de Estado da Construção e nomeou para essas funções Euclides Manuel de Carvalho.