Luanda - O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, anunciou hoje, terça-feira, em Luanda, que estão já a ser implementados em nove das 18 províncias do país os planos municipais de desenvolvimento sanitários, no quadro da execução do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário 2012-2025, do Executivo angolano.

Fonte: Angop

O titular da pasta da Saúde fez este pronunciamento quando abordado pela imprensa depois de ter participado na 6ª sessão ordinária da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, realizada hoje, na capital, sob a orientação do vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente.

De acordo com José Van-Dúnem, até Dezembro deste ano estarão implementados, em todas as províncias do país, os planos municipais de desenvolvimento sanitários.

Disse que concluídos os projectos municipais, estes darão lugar aos planos provinciais de desenvolvimento que serão os reflexos a nível provincial do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário que tem uma função orientadora, metodológica e reitora.

"Quer dizer que até 2025, nós saberemos o que fazer a nível da saúde, em termos de programas, recursos, financeiros, humanos e de infra-estruturas, com vista a ter a saúde que desejamos para os angolanos", referiu o ministro.

Por outro lado, numa referência à República de Angola, instado a pronunciar-se sobre a epidemia do vírus do Ébóla que tem afectado populações de alguns países da África Ocidental, o ministro José Van-Dúnem afirmou que "em caso de se registar algum caso no país a medida será o tratamento imediato e cortar a transmissão para que muitas pessoas não contraiam a doença".

"O nosso sistema de vigilância epidemiológico passou para um nível mais apurado e temos de estar mais atentos na movimentação de pessoas", frisou.