Luanda - Morreu a semana passada, na sua residência, em Luanda, o político angolano Paulino Pinto João, presidente do partido Convenção Nacional Democrática de Angola (CNDA).

Fonte: JA

Paulino P Joo.jpg - 161.68 KBFilipe Zeferino, genro de Paulino Pinto João, contou ao Jornal de Angola que o político, de 70 anos, começou a sentir-se mal por volta da uma da madrugada, mas não teve tempo sequer de ser assistido pelos médicos. “Apesar de ter tido no passado episódios de AVC (Acidente Vascular Cerebral), ele não estava doente como tal. Estava apenas ligeiramente engripado e de repente começou a convulsionar e a espumar”, disse.

Filipe Zeferino contou ainda que quando a ambulância chegou à residência de Paulino Pinto João, na Ilha de Luanda, junto ao Instituto de Investigação Pesqueira, os médicos já não conseguiram encontrar sinais vitais no corpo do seu sogro.

Até a altura em que redigíamos esta matéria, os familiares de Paulino Pinto João ainda não sabiam das reais causas da morte, mas Filipe Zeferino acredita que tenha sido uma paragem cardíaca. “Não podemos afirmar quais são as reais causas da morte, até que se faça uma autópsia. Mas se tivermos em atenção que ele já tinha episódios de AVC, é mais provável que tenha tido uma paragem cardíaca”, disse.

O político concedeu na semana passada uma entrevista ao jornal “O País”, durante a qual afirmou que se estava vivo até àquela altura era graças ao “gabinete do Presidente da República”. Disse ainda que estava aposentado e a “fazer muitas reflexões sobre o passado” que queria transmitir em livro.

Paulino Pinto João já foi um dos mais influentes políticos do MPLA, tendo dirigido o seu Departamento de Informação e Propaganda (DIP) em 1983. Ocupou ainda os cargos de director do departamento de Reconstrução Nacional, em 1977, ministro do Comércio Interno (1978), vice-ministro do Comércio Externo (1979) e secretário de Estado da Cooperação (1981). Em 1990, divorciou-se do MPLA e decidiu fundar o partido Convenção Nacional Democrática de Angola (CNDA), tendo sido o líder da coligação de Partidos da Oposição Civil (POC's).