Lisboa - Manuel Fernandes, um dos vice-presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) viu-se recentemente constrangido devido a um pronunciamento que fora alvo de “aproveitamento político” por parte Televisão Publica de Angola (TPA). 

Fonte: Club-k.net

TV fez aproveitamento das suas declarações 

No passado 28 de Agosto,  data de aniversário do Presidente José Eduardo dos Santos, os serviços cerimoniais da PR convidaram vários partidos políticos da oposição para participaram num jantar que teve lugar no  Parque Herói de Chave, na Cidade alta. Estiveram presentes, Eduardo Kwangana, líder do PRS, Lucas Ngonda da FNLA, e Manuel Fernandes em representação da CASA-CE.

A UNITA recusa-se a participar em tais eventos por reprovar que a data  do aniversário de José Eduardo dos Santos seja transformado em acto de Estado como se fazia no ex-Zaire (actual República Democratica do Congo) de Mobuto Sesse Seko.

No decorrer do jantar na Cidade Alta, a TPA solicitou aos líderes da oposição presentes a fazerem pronunciamento sobre a figura de Eduardo dos Santos. Na vez de Manuel Fernandes,  a TPA retomou apenas as palavras, em que ele teria dito que “JES era um grande líder” realçando o seu suposto protagonismo na resolução de conflitos em África. Manuel Fernandes foi apresentado como se fosse um apoiante de JES.

Nos dias posteriores, alguns quadros e militantes da CASA-CE nas províncias contactaram a direcção da coligação em Luanda, para pedir esclarecimento e perguntar de que lado estaria o seu vice-presidente, Manuel Fernandes,  para deixar-se descuidar perante as câmaras da TPA, no parque Heróis do Chave. 

Já na primeira semana de Agosto, o presidente da CASA -CE, Abel Chivukuvuku, efectuou uma visita de trabalho a província do Namibe, com vista a auscultar e acompanhar as estruturas de base da sua formação ppolítica nesta região. 

Chivukuvuku fez duras criticas sobre a governação do regime do Presidente José Eduardo dos Santos. Porém, ao fazer cobertura jornalística da visita do mesmo, a agência Angop cortou as partes criticas noticiando que o presidente da CASA-CE, centrou as suas atenções nos aspectos da boa governação, desenvolvimento económico e condição económica e social dos angolanos.

Os quadros das bases da CASA-CE, uma ideia partilhada por dirigentes em Luanda e no exterior, são de opinião de que doravante, os seus líderes devam evitar pronunciamentos (de reconhecimento aos feitos do governo) para que não sejam alvos de manipulação ou de  aproveitamento político  dos órgãos de comunicação do regime.