Luanda - A primeira edição da Feira Africana de Electricidade em Angola "EXPOASEA2014" realiza-se, de 9 a 11 deste mês, no Centro de Conferências de Talatona (CCTA), em Luanda, numa promoção da Empresa Distribuidora de Electricidade (EDEL-EP) e a Empresa Nacional de Eletricidade (ENE-EP), em parceria com a Feira Internacional de Luanda (FIL).

Fonte: Angop

Ao falar à Angop, terça-feira, sobre o evento, a gestora da FIL, Tatiana Augusta, sublinhou que a mesma decorrerá sob o lema ”O Mix Energético em África, Desafios e Perspectivas”.

Disse que o Executivo angolano definiu a electricidade, um dos sectores estratégicos do país, como um elemento primordial e imprescindível ao desenvolvimento da indústria, na captação de investimento externo e diversificação da economia.

Acrescentou que esta feira acontece numa altura em que o país vai acolher o 18º Congresso dos Fornecedores de Energia Eléctrica a nível da SADC, evento de carácter anual organizado pela Associação das Sociedades de Electricidade de África (ASEA), com sede em Abidjan (Costa do Marfim).

A EDEl e a ENE pretendem com esta exposição internacional permitir um maior intercâmbio de contactos entre empresas nacionais e estrangeiras, entidades públicas, privadas e sociedade em geral.

A EXPOASEA 2014 tem como objectivo reunir as principais empresas do sector para expôr novos projectos e soluções, estabelecer contactos com empresas do sector, analisar o aspecto económico do mercado e a sua relação com as esferas governativas, bem como dinamizar o desenvolvimento e implementação de soluções que colmatem a actual escassez de energia nos países de África.

Tatiana Augusto disse que o certame espera receber cerca de 80 expositores, numa área reservada de 810.000 metros quadrados.

Nesta primeira edição, além de Angola, anfitriã, participarão empresas de países como China, Israel, Brasil, França, Índia, Côte d'Ivoire e Congo Brazzaville.