Lisboa -  Algumas ações do elenco do   governador da província do Namibe Rui Falcão Pinto de Andrade, a margem da visita recente do líder da CASA-CE, Abel Chivukuvuku foram interpretadas em meios políticos da província como sabotagem por parte daquele alto dirigente do regime.

Fonte: Club-k.net 

ImageQuando se deslocou ao Nimibe no inicio de Agosto, fazia parte da agenda de Abel Chivukuvuku, uma audiência com o governador Rui Falcão na qual apresentaria os cordiais cumprimentos. Em última da hora o também primeiro Secretario provincial do MPLA cancelou a  agenda sob alegação de que  estaria em Luanda para participar numa actividade sobre a mulher rural.  

Durante a sua ausência (no período da chegada de Chivukuvku) foram registrados episódios que levaram sectores políticos da província a concluir que se estava observar alguns actos de sabotagem por parte do executivo de Rui Falcão

A saber:

- Na manha em que estava prevista a chegada de Abel Chivukuvuku, alguns brigadista do MPLA (transportados por uma viatura Toyota de cor vermelha, com Matricula: LD-33-45-FI) informaram aos moradores do Município do Camucuio de que a ebola teria atingido aquela localidade.  A falsa informação foi transmitida de modo a evitar que estes se juntassem a caravana de recepção ao político  da oposição.

- A  JMPLA e OMA ocuparam todos os cantos, Praça, Mercado, e  evacuaram o hospital municipal, onde durante a visita (do líder da CASA-CE) não se encontrou doentes; libertaram os professores para participarem de uma suposta  campanha; dispensaram os alunos; alertaram os habitantes para não saírem das suas casas, sob o protesto de estarem a fazer a campanha contra o/ a EBOLA que chegou ao Município. 

- O mesmo aconteceu no município da Bibala. O  Administrador Municipal Adjunto Mário Tyova mandou  bloquear as bombas de combustíveis da Sonangol e as hospedarias, para que a delegação da CASA-CE não foi acolhida.

Quando  o governador  provincial Rui Falcão fez-se presente, foi informado do impacto da visita do líder  da terceira maior força da oposição  mas sobretudo a forma que a população resistiu as ameaças dos  brigadistas do regime  saindo as ruas para expressar apoio ao comitiva do Presidente da CASA-CE.  Numa actividade a margem do aniversario do PR, o governador teceu criticas a Chivukuvuku dizendo que ele só esta vivo graças ao comandante em chefe José Eduardo dos Santos, que o popou  em 1992.

Abel Chivukuvuku é um dos sobreviventes dos confrontos de 1992,  em que forças do governo do MPLA teriam assassinado em Luanda, altos dirigentes da UNITA dentre os quais o seu vice- Presidente Geremias Chitunda que deveria assinar os acordos que ditariam a segunda volta das eleições presidências naquele ano. Diz-se que o regime terá enveredado pela violência como forma de evitar as segundas volta das eleições.