Lisboa - O veterano e respeitado general na reforma, Manuel Alexandre Duarte Rodrigues “Kito”, que actualmente exerce o cargo de embaixador de Angola na República  da  Namíbia reagiu “mal” a uma diligência visando a sua aposentação como diplomata, a margem das  últimas movimentações  diplomáticas efectuadas pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

Fonte: Club-k.net

Só aceita  quando o PR também  se retirar

O diplomata, segundo o África Monitor, reagiu a  diligência argumentando que só aceitaria tal quando o Presidente da República se retirasse. Ambos são da mesma idade e contemporâneos desde os tempos da guerrilha do MPLA contra o colono português.

Em meios do regime (MIREX), é corrente a ideia de que a sua prestação como diplomata tem sido improdutiva. Um levantamento efectuado pelo Club-K, indica que Alexandre Rodrigues “Kito” é dos embaixadores angolanos que mais se ausenta do seu posto de trabalho diplomático. 

Geralmente quando delegações ministeriais angolanas se deslocam a Namíbia, o embaixador nunca se encontra naquele país e delega  a gestão corrente da embaixada ao Ministro-Conselheiro, Guido Castelo Branco.

De lembrar que “Kito” Rodrigues foi na década de 80 uma das figuras mais poderosas do regime do MPLA  e era muito próximo ao Presidente José Eduardo dos Santos.  É dos dirigentes  que não se pode exonerar sem comunicação previa devido a receios que venham ter reações ou pronunciamentos embaraçosos para o regime.

O processo da sua aposentação tem se verificado desde algum tempo com acomodação de membro do Conselho da República, ao qual foi indicado desde Janeiro de 2013.