Luanda - De 05 à 06 do Corrente mês e ano, decorre na Sala Multi-Uso das Instalações do Secretariado Provincial, a VI Reunião Ordinária do Comité Provincial do Partido.

Fonte: UNITA

VI Reunião Ordinária do Comité Provincial 

No Discurso de abertura o mais alto dirigente do Partido no Kuando Kubango, passau em revista a situação politica, económica e social da Província que, segundo ele, não oferece condições favoráveis que permitam aos cidadãos terem uma vida condigna.

Argumentando essa afirmação, o Dirigente prosseguiu afirmando que Kuando-Kubango está a conhecer o crescimento extraordinário de desemprego.

Para ele. o governo Provincial, devia também reconhecer a importância da Escola de formação de professores Mwene -Vunongue e suas salas anexas localizadas nos municípios, para corresponder a demanda da Província do ponto vista ensino - aprendizagem. Digo isso porque, muitos jovens terminaram o ensino Médio nesta Escola, mas não são enquadrados como docentes. Apesar deexistir um número maior de crianças fora do sistema de ensino por falta de professores. Se esses fossem enquadrados dum lado seria para combater o desemprego, a fome, a pobreza e do outro lado seria para combater o analfabetismo e preparar os governantes vindouros. Continuou.

Se o próprio Governo reconhece que o ensino dado aos angolanos não é de qualidade, porque não produz, intelectuais qualificados para servirem melhor o país e o povo, devia tomar outras medidas e não continuar no sentido de bloquear a faculdade mental dos cidadãos.

Os níveis reais de mortalidade nos bairros crescem todos os dias. O salário dos funcionários Públicos contínua miserável. Estes, não conseguem ter uma habitação condigna, alimentação qualitativa capaz de sustentar o corpo nem conseguem pagar propinas para os filhos.

O governo Angolano não dá consideração ao subsidio da velhice, nem dos apoios sociais que devia ser um direito. Mas quando vendem rama na praça para a sua sobrevivência, os fiscais do Estado cobram-lhes 50,00 KZ do lugar porque o espaço é do Estado. Indirectamente o Estado explora até os idosos. É falta do sentimento patriótico. Porque amar a pátria é junto o seu povo. Salientou o Dirigente.

Sobre os Direitos Humanos, o dirigente do Galo Negro no Kuando Kubango constatou que o Governo do Mpla continua violar os direitos humanos, sobretudo na comuna do Luyana (Jamba), onde os militantes afectos a UNITA sofrem consequências de perseguições e prisões arbitrárias sob orientação dos governantes. Jamba não pertence à outro território a não ser Angola. É uma das parcelas da Província do Kuando-Kubango, rematou o dirigente.

Em função disso, Ernesto Kambinda Baco exige à sua Excelência o Governador Provincial do Kuando-Cubango, Sr. Higino Francisco Lopes Carneiro, para regularizar o funcionamento dos seus representantes legítimos naquela localidade. Quanto ao desenvolvimento da Província, o dirigente disse que os elementos que constam no relatório de gestão e conta de gerência ano económico 2013, são muito importantes para o desenvolvimento. São projectos de investimento Privado: Turismo e Agricultura e Indústria. E estes projectos; disse o dirigente, só poderão ser tidos e achados como factor sustentável do desenvolvimento da província, se as suas receitas servirem ao programa real do combate a fome e a pobreza nesta Província e a prática demonstrar os seus efeitos positivos. E não para o benefício de alguns senhores e estrangeiros.

Sobre a Reconciliação Nacional, O Secretário Provincial salienta que durante o período compreendido de 2002 à 2014, não teve avanços significativos. Isto porque o secretariado do Comité Provincial do Partido no Kuando-Kubango, controla 6 173 ex-militares por desmobilizar, 5881 ex-militares que captaram imagens, dos quais 186 escapantes1516 ex-militares que foram cadastrados nas Administrações Municipais e no DRM e 106 ex-militares que esperam captar imagens. Cidadãos nesta condição vivem um ambiente caracterizado por um sofrimento prolongado, que na visão do Secretário, foi planificado pelo governo angolano.

Os jovens do Kuando-Kubango, enfrentam enormes dificuldades na procura de emprego. Antes do teste, são obrigados juntarem os documentos que dizem ser necessários para serem admitidos. Esses podem ser calculados ao preço superior a 8.000,00 Kz como tais:

• Fotocópia do B.I.

• Fotografia de tipo passe;

• Certificado reconhecido pelo Notário;

• Requerimento reconhecido pelo Notário;

• Atestado Médico para função Pública actualizada;

• Auto Biografia na folha de 25 linhas;

• Registo Criminal.

 

Muitos iniciam mas por falta de possibilidades, alguns desistem e os que concluem de juntar a documentação também não são apurados para o mercado de trabalho. Quem concorre por exemplo é o Senhor Domingos Kassanga, mas a quem é atribuído o número de agente é uma outra pessoa que não gastou nada e se calhar nem tem aptidões. Só por ser família da Classe nobre (de Sangue azul). Mesmo em termos de reconversão o cenário é o mesmo. Denunciou o Dirigente.

Finalmente indaga o dirigente: Para onde vamos com esse nosso governo? Com planos arruinadores bem definidos até 2025, esquecendo-se que em 2017 os angolanos serão chamados às urnas para fazerem o balanço da sua prestação, o que pode desembocar na queda dos mesmos.

Essa forma de procedimento é deplorável e demonstra a falta de vontade de servir os angolanos colocá-los nos lugares certos de acordo às suas capacidades, concluiu.

Por: Fautino Dachala Sakatu