Luanda - Realizou-se nesta sexta-feira, dia 05 de Setembro de 2014, sob direcção do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, Presidente do MPLA, a 4ª Reunião Ordinária do Bureau Político do Comité Central, que analisou vários assuntos relativos à governação do País e à vida interna do Partido.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA apreciou o Relatório de Balanço do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2013 - 2017), referente ao 1º trimestre de 2014, tendo considerado de positiva a acção do Executivo, neste período e que os principais objectivos e compromissos eleitorais, definidos pelo Partido, nas Eleições Gerais de 2012, estão a ser executados, de modo progressivo e sistemático.

Nesta senda, o Bureau Político do Comité Central encorajou o Executivo a aprovar o Plano de Acção do Programa de Aceleração da Implementação do Processo de Diversificação da Economia, a aumentar a abrangência do ‘Programa Angola Investe’, bem como, no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, a avançar com o ‘Programa Ajuda para o Trabalho’ (PROAJUDA), como um importante elemento de inclusão socioeconómica das populações mais vulneráveis.

Foi, igualmente, objecto de apreciação, nesta reunião, o Anteprojecto de Lei sobre a Organização e Funcionamento das Comissões de Moradores, tendo sido recomendado que se promova uma discussão, a mais abrangente possível, deste diploma, por se tratar de um assunto de interesse nacional e das comunidades.

No que concerne à vida interna do Partido, o destaque recaiu para a preparação do V Congresso Extraordinário do MPLA.  

Assim, o Bureau Político do Comité Central apreciou o Anteprojecto de Tese sobre “O Melhoramento da Vida Interna do Partido e Maior Inserção do MPLA na Sociedade”, tendo recomendado a sua mais ampla discussão, ao nível das estruturas de base e intermédias do Partido.

Ainda no quadro da preparação do V Congresso Extraordinário do MPLA, foram apreciadas as propostas de Programa, do Regulamento Interno e de listas de delegados ao conclave, assim como o Calendário Indicativo das Conferências Extraordinárias Municipais e Provinciais.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA analisou o 3º Relatório de Progresso da Implementação do Movimento de Revitalização dos Comités de Acção, tendo recomendado que se envidem todos os esforços, com vista a sua conclusão, nos prazos previstos.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA apreciou uma informação sobre o Processo Orgânico do VII Congresso Ordinário da JMPLA, a realizar-se nos dias 16 e 17 de Outubro próximo.

Neste âmbito, tomou conhecimento da realização, com êxito, das Assembleias de Base, Comunais e Municipais e da previsão das Conferências Provinciais, no dia 13 do mês corrente.  

O Bureau Político do Comité Central apreciou a Proposta de Plano de Comunicação e Imagem do Grupo Parlamentar do MPLA, tendo-se congratulado com os propósitos de se cultivar uma relação sadia com a Comunicação Social, pública e privada, para que a mensagem deste organismo do Partido seja tratada de forma eficaz, clara e objectiva.

Foi, igualmente, apreciado o Projecto de Regulamento do Departamento de Organização e Mobilização (DOM) do Comité Central e o Projecto de Directiva sobre a Indicação dos Coordenadores dos Círculos Provinciais Eleitorais.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA saudou o Executivo, pela realização do Festival Nacional da Cultura “FENACULT”, a decorrer no período de 30 de Outubro a 20 de Setembro de 2014 e exorta os militantes, simpatizantes e amigos do Partido, bem como a população em geral, a participarem nas actividades programadas no quadro desta acção.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA encorajou o Executivo a prosseguir os esforços diplomáticos em prol da candidatura da República de Angola, para a sua eleição a membro não-permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, para o período de 2015-2016.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou boa nota das manifestações de carinho, estima e consideração, endereçadas ao Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, Presidente do MPLA e da República de Angola, pela sociedade civil angolana, a propósito do seu 72º aniversário natalício.

MPLA – ANGOLA A CRESCER MAIS E A DISTRIBUIR MELHOR
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 05 de Setembro de 2014.

O BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA