Lisboa –  A filha mais velha do Presidente de Angola, Isabel dos Santos adoptou  uma nova forma de estar que a mantém em largas temporadas pela capital Inglesa. Há 28 de Agosto, comemorou-se o 72o  aniversario natalício  do seu, pai José Eduardo dos Santos e ela foi uma das filhas ausentes.

Fonte: Club-k.net 

Em meios que acompanham a sua actividade, em Luanda, conjentura-se que a sua prolongada estadia pela  capital inglesa obedece a critérios que a levam a acompanhar a transferir de  algum património seu  para aquele  país, europeu.

Há  garantias de que a sua   frequente ausência de  Luanda não estará  prejudicar na actividade empresarial em Angola  visto que os seus empreendimentos marcham com  uma equipa profissional, geralmente constituída por assessores portugueses, dentre os quais Fernando Mendes Teles.

Isabel dos Santos, que tem nacionalidade inglesa e russa  tornou-se na primeira bilionária africana, de acordo com a revista norte-americana Forbes.

É formada em Engenharia no King's College de Londres, e abriu o seu primeiro negócio em 1997 – o restaurante  Miami Beach, na ilha de  Luanda.

As acções de empresas cotadas em Portugal, caso do BPI e da Zon, juntamente com activos em Angola, “elevaram o valor líquido [da fortuna de Isabel dos Santos] acima da fasquia de mil milhões de dólares, fazendo da empresária de 40 anos a primeira mulher bilionária africana”, segundo a pesquisa da Forbes.

A Forbes avalia a participação de 28,8% na Zon em 385 milhões de dólares, os 19,5% do BPI em 465 milhões de dólares e a participação no BIC, de Angola, em 160 milhões de dólares.

Tem ainda 25% da operadora de telemóveis Unitel, participação que isoladamente vale, “no mínimo, mil milhões de dólares”, de acordo com analistas de telecomunicações.