Lisboa -   O  Presidente José Eduardo dos Santos está em vias de por em marcha um plano administrativo  especial para a província de Luanda visando ao alargamento da mesma  com o  surgimento de novos municípios.

Fonte: Club-k.net

Dentro dos próximos três meses

Nos planos identificados no pensamento do líder angolano,  o Município de Viana deverá ser desmembrando em dois.  O mesmo acontecerá com o Kilamba Kiaxi, que será repartido em dois ou três municípios que passarão a categoria de destritos sob sua jurisdição.

 

Ainda em conformidade com a futura ordem administrativa de Luanda, os  administradores municipais passarão a ter poderes executivos enquanto que o governador provincial terá os poderes reduzidos passando a  um mero   fiscalizador.

 

Para o efeito, o Presidente José Eduardo dos Santos criou  (Despacho Presidencial n.º 181/14) uma  Comissão de Restruturação do Governo da Província de Luanda, coordenada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil que trabalhará na materialização destas ideias que veem sendo  desenhada pelo mesmo. Foi também nomeado um novo governador Graciano Francisco  Domingos para gerir este  período de transição, enquanto que Bento Francisco Bento concentra-se exclusivamente  na gestão partidária. 

 

Esta também previsto o afastamento do  Presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), José Tavares Ferreira ou de outras alterações/movimentações  a terem lugar no próximo dia 18 de Setembro.