Luanda - O Secretariado Provincial da JMPLA em Luanda, esta mais fragilizado após a indicação do seu actual Primeiro Secretário Provincial Tomas Bica Mumbundo.

Fonte: Club-k.net

O mesmo tem sido criticado por estar a criar intrigas e separação no seio dos militantes, este é o motivo que faz muitos muitos dos militantes nesta província não se rever na liderança deste actual primeiro secretário.

O militantes criticam-no também, pelo o facto de que um ano após a sua indicação ao cargo, não conseguiu sequer realizar um único acto político de massas, para testar a sua capacidade mobilizadora e enaltecer a figura do presidente do Partido. Por exemplo a quando da realização do Congresso da Jura, braço juvenil da UNITA, não se viu nenhuma acção concreta JMPLA em Luanda nesta época, levando os militantes da JMPLA a concluir que estão a perder algum espaço diante da oposição.

Alguns membros do secretariado provincial, têm sido sistematicamente desrespeitado no comitê provincial da jmpla de Luanda, pela sua assistente de nome Domingas Manuel (Domingas Mantorras), irmã mais velha da antiga estrela do Benfica de Lisboa e da Seleção Nacional de Futebol. Ela que nem faz parte da estrutura política da Organização Juvenil na capital.

Há pouco tempo Toma Bica foi beneficiado de três apartamentos no projecto Vila Pacífica no Zango, em nome da organização juvenil do mpla na província de Luanda. Distribuiu os mesmos ao seu belo prazer, sem ter antes consultado o Secretariado Provincial. Um dos apartamentos ficou para ele, o segundo para Domingas Mantorras e o terceiro deu ao seu operativo de nome Baião. Não beneficiando a segunda secretaria provincial e nenhum outro membro do secretariado provincial, o que criou muito descontentamento no seio dos membros do secretariado.

Apesar de todos estes aspectos negativos na sua liderança da organização juvenil da capital, o mesmo recebeu voto de confiança da Direção do Partido em Luanda comandado por Bento Bento, e será reconduzido ao cargo de Primeiro Secretário Provincial da JMPLA em Luanda, na próxima sexta-feira 19 de setembro, para um mandato de 5 anos, segundo o estatuto da JMPLA.