Lisboa  –   José Filomeno de Sousa dos Santos “Zenu”  recusou o convite que lhe foi inicialmente formulado por Aguinaldo Jaime para se tornar no segundo secretário do recém criado  “Comité de Especialidade do MPLA do Sector de Seguros e Instituições Financeiras  não Bancarias (CEMSIFB)”.

Fonte: Club-k.net

Foi desaconselhado pelo pai 

Logo após lhe terem formulado o convite,  no inicio do ano, Zenu dos Santos  manteve uma  conversa sobre o tema,  com seu pai, Eduardo dos Santos que o desencorajou a aceitar a proposta dos promotores do novel comité de especialidade do MPLA. 

O CEMSIFB acabou por ser apresentado em Luanda, e para  lugar que estava reservado a sua pessoa, foi colocado o economista  Archer Augusto Mangueira,  actual Presidente da Comissão de Mercado de Capitais. Aguinaldo Jaime, o mentor do projecto foi eleito Primeiro Secretário do referido Comité de especialidade do MPLA.

No inicio do presente mês, José Filomeno dos Santos viajou a Londres em missão de serviço e ao ser abordado por jornalistas sobre o seu futuro político, ele respondeu que a política estava fora das suas ambições e que preferiam manter-se no sector financeiro.

Já em 2008, este gestor publico teria transmitido que  como “bom patriota” que é estaria disponível para qualquer responsabilidade se esta correspondente a vontade do povo. O seu recuo em distanciar-se agora da política é visto como reflexo da conversa que teve com o seu pai como forma de preserva-lo de algum desgaste de imagem visto que  é tido como estando na linha de sucessão do poder em Angola.