Toronto - Por ocasião da Semana Cultural Angolana, celebrada na primeira quinzena de Setembro e que se estendeu ate ao dia 20 do corrente, varias foram as actividades performadas no seio da Comunidade Angolana em Toronto.


Fonte: Club-k.net

 

Com efeito, o destaque recaiu sobre o referido dia de Sábado, sublinhando-se a presença dos nossos Serviços Consulares que como  da praxe, serviu a Comunidade ate ao dia seguinte e como sempre, na sede da Comunidade Angolana no Ontário, ACO. Contudo, o epicentro das cerimonias, que decorreu na referida sede, partir das 16 horas,   contou com a presença do Embaixador Angolano Agostinho Tavares que por sinal, cessou a sua missão em “terras dos esquimós, tendo sido transferido para as terras de “Tio San”., expresses que ousamos usar por forca das manifestações linguísticas e cultural, referindo-nos entretanto ao Canada e EUA, consequentemente. 


A sessão solene orientada por Antonio Major Ildo, Presidente da ACO, começou com a entoação do hino de Angola, seguida da entrega de Certificados de Mérito aos Membros destacados da Comunidade.  Ao tomar a palavra, o Embaixador Angolano circunscreveu a sua intervenção em torno da obra de Agostinho Neto e seus legados,  por um lado, e por outro, tendo exortando aos presentes, em cerca de uma centena, a regressarem e contribuírem  ao desenvolvimento de Angola, por sinal,  segundo ele, “o pais que mais se destaca dentre as economias Africanas, não obstante os seus  12 anos de paz apenas.


Em sua alocução de apenas 10 minutos e alguns micro-segundos, Agostinho Tavares referiu-se por outro lado, sobre a dança diplomática decorrente, da qual ele foi exonerado como Embaixador em Ottawa, tendo sido entretanto nomeado para Washington, onde iniciara as suas fincões a partir de Novembro do ano em em curso. Com efeito, nesta cerimonia turcofílica, na sala da ACO, abarrotada, todos queriam intervir, manifestando o seu carinho para com a pessoa de Agostinho Tavares, reflexo do carisma  e popularidade por ele granjeado  por parte da nossa gente e não só, ao longo dos 3 anos de suas fincões no Canadá.


Em consequência,  e sob o lema “a humildade precede a honra” (Prov. 15:33), a Comunidade Angolana Crista no Ontário (CACO),  também fez-se presente, abençoando aquele diplomata que nos últimos tempos tem-se revelado um temente a Deus.  Curiosamente, Mario Lironel, funcionário da ANIP, por alguns dias no Canada, em missão de serviço, numa comitiva dirigida pela titular da pasta daquele organismo estatal angolano,  encorajou  aos jovens para redobrar os seus esforços acadêmicos, tendo em conta o grau de competição para ingressar na fincão publica. Contudo, a margem do evento, no mesmo dia, Sebastião Muabi, faz o lançamento do seu I CD, numa cerimonia realizada na Igreja Assembleia de Deus Internacional de Toronto.

 

Artigos relacionados:

Canadá: Encerrada semana cultural angolana em Toronto

Agostinho Tavares encerra missão diplomática no Canadá e embarca para missão em Washington (USA)