Luanda - Na tarde de terça-feira, 30 de Setembro, Chivukuvuku visitou os seminaristas, conforme atestam as imagens. Com efeito, caiu o pano do primeiro Workshop sobre Estratégia de Marketing e Campanha Eleitoral proporcionado pela Konrad Adenauer aos quadros da CASA-CE na Sala de Conferências Chicala do Hotel Continental em Luanda.

Fonte: CASA-CE

Como dissemos em trabalhos anteriores, este Seminário de dois dias 29 e 30, foi o primeiro do género de um pacote já agendado no quadro de uma parceria entre esta ONG Alemã e a CASA-CE, isto segundo seu representante para África, o Dr. Bernd ALTHUSMANN, quando interviu no meio da jornada para felicitar a iniciativa, se congratular com a participação efectiva, reconhecer o nível dos quadros, desejar longevidade à cooperação que conhece os primeiros passos e deixar a promessa de um reencontro em breve. Bernd ALTHUSMANN supervisionou o Seminário, Volrat VONKROSIGK orientou e o Moçambicano Sultan MUSSA administrou.

Em dois dias de acesos debates, para além dos conhecimentos técnicos e do profissionalismo, absorvemos dos alemães princípios sobre o rigor, enquanto do moçambicano MUSSA, partilhamos a irmandade africanista e aspectos similares das duas realidades políticas, sociais e económicas: Angola/ Moçambique, cujos exemplos pareciam paridos de almas gémeas. As artimanhas e manobras dilatórias; as fraudes; os obstáculos criados; a perseguição dos quadros; o conceito Partido/ Estado, etc., pareciam a cunha e a coroa de uma mesma moeda. Conclusão tirada: o que é feito em Angola, é copiado em Moçambique e vice versa. A questão que ficou no ar é quem dos dois governos e presidentes, Dos Santos e Guebuza está a ensinar malandragem ao outro.

Evaristo da Luz, que organizou o Workshop por parte da CASA-CE, no final mostrou-se igualmente satisfeito e diz acreditar que os 26 participantes saíram dali, investidos e as aulas práticas, constituíram um mais que desde já na conjuntura vai ajudar sobremaneira a desbloquear encruzilhadas e ultrapassar obstáculos diariamente criados pelo MPLA/ Governo.