Namibe - A província do Namibe vive um ambiente de crispação que tem como promotor o governador Rui Falcão, segundo disse em conferência de imprensa, o Deputado Lindo Bernardo Tito, no balanço da actividade de averiguação do actual clima tenso vivido desde a semana passada em que estão envolvidos polícia, fiscais da Administração contra pescadores de toda costa marítima do Município piscatório do Tombwa.

Fonte: VOA
Deputado Tito.JPG - 91.95 KB«Aqui no Namibe, o meu amigo Rui Falcão trouxe a crispação, reparem bem, uma revelação que ele fez: foi o Presidente José Eduardo dos Santos que salvou o presidente da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, nas escaramuças pós eleitorais de 1992, porque todos militantes do MPLA queriam que Chivukuvuku morresse, porque o outro pensa diferente tem que morrer. Se Rui Falcão pensa assim, como é que o governador vai coabitar com os outros», questionou o deputado da bancada parlamentar da CASA-CE.

Acrescentando: ”quero vos dizer aqui uma coisa, quem tem poderes de salvar também tem poderes de matar, perceberam? Se ele mandou salvar uns e aqueles que não salvou quem os mandou matar é aquele que mandou salvar os sobreviventes, isto é política, portanto o amigo Rui Falcão meteu o pé na fossa e é este clima que trouxe para o Namibe”, esclareceu aos jornalistas e plateia durante a conferência de imprensa.

No que diz respeito à situação social das comunidades, há constatações de que em algumas localidades consideradas críticas pelo Governo e que durante o consulado dos governadores que antecederam Rui Falcão haviam colocados meios para o abastecimento de água à população neste momento, segundo as comunidades estes mesmos meios foram desactivados, deixando estas comunidades entregues à sua sorte.

«Na localidade de Cabo Negro vivem mais de duas mil pessoas, se eu tivesse vos levado para lá teriam ficado chocados tal como ficámos. Pessoas desta localidade consomem água de uma cacimba, que honestamente nem para o gado serviria. Água suja e cheirosa, inacreditável que são humanos que estão a consumir aquilo, isso chama-se governação? Isto chama-se crime contra as comunidades», afirmou.

«Rui Falcão deu provas de que deve demitir-se»

O deputado Lindo Bernardo Tito diz que o Namibe caminha para uma desordem social caracterizada pela desgovernação total, fruto da incompetência do próprio governador, Rui Falcão a quem aconselhou demitir-se por não estar à altura de corresponder aos problemas da província.

«Mais uma vez constatámos que o Namibe não está governado, é uma província totalmente desgovernada, os níveis de pobreza nas localidades por onde passámos são preocupantes. Esperávamos que o governador Rui Falcão, jovem político veio aqui fazer uma carreira de governação, mas infelizmente decepcionou até aqueles que o indicaram».

Realçou ainda que «claramente Rui Falcão está a demonstrar que não tem capacidade para gerir os problemas da provincia do Namibe. Se não tem capacidade de governar deve fazer uma única coisa, demitir-se», defendeu o deputado Lindo Bernardo Tito.

Esclareceu ainda que ao nível de Luanda, o governador do Namibe negou recebê-los.

A bancada parlamentar da CASA-CE vai proceder diligências que visem a Assembleia Nacional olhar com mais atenção para o problema do Namibe que considerou ser grave, pois, sublinha o politico, «não é bom proibir as pessoas de exercer uma actividade secular, numa altura em que todos esforços do governo devem estar centralizados no combate a fome e pobreza».

Por outro lado diz estar satisfeito com o atendimento humanizado do Juiz Presidente do Tribunal do Namibe, Daniel Modesto Gerardes, e do Vice-procurador geral da República, Herculano Chilanda, o que não aconteceu com o governador da província do Namibe, Rui Falcão, e seu staff, que mais uma vez fecharam-se em copas, esclareceu o deputado Lindo Bernardo Tito, em conferência de imprensa realizada ontem, 29, na cidade do Namibe.