Luanda -  O antigo  secretário-adjunto do Conselho de Ministros (órgão colegial do Governo), Sabino Ferraz foi recentemente nomeado (por Decreto Presidencial n.º 265/14) como Presidente do Conselho de Administração da recém criada  Agência Nacional de Resíduos (ANR), órgão publico afecto ao Ministério do Ambiente.

Fonte: Club-k.net

Antigo assessor económico do PR

Foram também  nomeados como administradores executivos  deste órgão,  Maria Vasconcelos e Fulgêncio Massua.  Por outro lado, através de um outro despacho presidencial  n.º 190/14, o Presidente da República José Eduardo dos Santos que tem a competência de os nomear por via do Conselho de Ministro,  delegou poderes a Ministra do Ambiente, Fátima Jardim  para conferir posse aos recém nomeados.

Economista de formação,  o novo PCA, Sabino Ferraz, 56, é uma figura que não é vista a largos anos a exercer cargos públicos.  Foi há 13 anos atrás, assessor económico do PR, cargo da qual saiu de forma penalizante.  Ou seja foi afastado porque ausentou-se do país, sem a devida autorização de José Eduardo dos Santos 

O antigo assessor económico solicitou autorização para deslocar-se a Portugal em gozo de férias. Aproveitando a circunstância de uma segunda-feira seguinte ser feriado em Angola, embarcou no famoso voo de sexta-feira à noite da Taag. Para sua infelicidade, José Eduardo dos Santos precisou dos seus préstimos no dia seguinte, sábado. Informado da ausência, o Presidente da República exonerou-o antes mesmo de Ferraz começar a desfrutar as férias. Regressou a Luanda sem nunca ter conseguido evitar os embaraços.

Voltou a ser reintegrado no regime  muito anos depois, ao ser nomeado  PCA da  Sociedade de Desenvolvimento dos Perímetros Irrigados de Angola ”Sopir, SA”, que é  uma propriedade do Estado angolano através do Instituto de Desenvolvimento Agrícola (IDA) e do Instituto Angolano das Participações do Estado que detêm 25 e 75 porcento das acções, respectivamente.

Depois passou para o privado,  na direcção de uma sociedade comercial de direito privado do tipo familiar que actua nas áreas da agricultura, transporte e assistência a produção agrícola.   Está também, como Secretário da Assembleia Geral do Finibanco.