Luanda - O Bloco Democrático (BD) faz comunicar ao povo angolano em geral e ao povo Lunda Tchokwe em particular, que na passada sexta feira, 3 de Outubro, o Secretário Geral (SG) do BD, Filomeno Vieira Lopes, recebeu na sede nacional do partido os dignitários de autoridade tradicional do povo Lunda Tchokwe bem como membros da direção do Protetorado.

Fonte: BD

O SG ouviu o clamor reinvidicativo das entidades e discutiu as questões relativas à violação dos direitos humanos na região.

Em comunicado enviado pelo MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE, a organização do Protectorado fez saber que mais uma vez o Bloco Democrático esteve de coração aberto recebendo com afecto e humildade os dignos convidados que se fizeram presentes à nossa sede nacional do BD. O Bloco Democrático está agradecido pela consideração e reitera que está com o povo Lunda Tchokwe na busca de soluções de irmandade e fraternidade.

Os representantes do poder tradicional que estão em Luanda na tentativa de se encontrarem com o Presidente dos Santos, que não respondeu ao pedido de audiência. O Bloco Democrático considera esta atitude do Presidente JES uma falta de consideração por entidades de respeito e que representam todo um povo sofredor.

Os convidados na sede do Bloco Democrático apresentaram os símbolos que traduzem o sentimento da região.

Estiveram presentes por parte das autoridades tradicionais os dignitarios Muananga Capenda Camulemba, Muene Muamalundu e Muene Kamba Ngunji.

Recorde-se que o Bloco Democrático, tem o seu passado histórico no célebre e injustamente extinto partido Frente Para a Democracia (FpD), a FpD foi com coragem e por vários anos um partido que defendeu as causas do povo Lunda Tchokwe, do Povo de Cabinda e de todos quantos em sofrimento acreditavam nas palavras da FpD, hoje Bloco Democrático e sob a direcção de Justino Pinto de Andrade, as vontades continuam as mesmas, libertar o nosso povo do sofrimento. O ADN do Bloco Democrático é a defesa dos direitos humanos.

Recorde-se ainda que o Presidente do Bloco Democrático, voltou há poucos dias a falar com carinho sobre a causa e sofrimento do povo Lunda Tchokwe aos microfones da rádio Voz da América. Deixando assim claro que o BD está de mãos dadas com o povo Lunda Tchokwe na busca de soluções harmoniosas e de dignidade. O BD defende que assim que seja governo fará real os anseios de um país com unidade em autonomias e descentralização e poder local. Um país de paz, estabilidade e onde os vários angolanos podem viver com alegria e dignidade.

O BD entende que só o Dialogo Permanente pode propiciar as bases da harmonia nacional e nunca abdicará pela luta contra a violação dos direitos humanos dos cidadãos.

O Bloco Democrático, apela a toda a sociedade civil angolana, aos jornalistas nacionais e internacionais a dedicaram o máximo de apoio e visibilidade à causa do MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE e à ausência de audiência do Presidente JES aos dignos representantes do povo Lunda Tchokwe.