Lisboa  - O Presidente da República,  José Eduardo dos Santos nomeou esta quinta-feira (9), José Coimbra Baptista Júnior, para o cargo de Chefe-Adjunto do Serviço de Inteligência e Segurança do Estado, em detrimento de Jacinto Pedro Ricardo Figueiredo, o actual o Director do SINSE da Informação e Análise.

Fonte: Club-k.net 

Para além de   Coimbra Baptista Júnior que vai responder pelos órgãos de apoio instrumental (sector administrativo), o SINSE tem desde 2010, um outro Chefe-Adjunto, o general Fernando Eduardo Manuel que vela pela área operacional. 

José Coimbra Baptista Júnior, é um antigo alto funcionário do Serviço de Inteligência Externa (SIE),  que até pouco tempo estava ao serviço da diplomacia angolana, como Director do Secretariado da Comissão Nacional para os Grandes Lagos do  Ministério das relações exteriores.  Há três anos atrás, foi elevado a categoria de Ministro Conselheiro da carreira diplomática,

A nível do Serviço de Inteligência Externa (SIE),  o mesmo  exerceu no período de 2003 a 2009, os  cargos de Director de Inteligência Económica  e depois de chefe do Gabinete de Estudos e Planeamento.

Ao ser afastado do SIE, em Janeiro de 2009,  Coimbra Baptista Júnior  foi  reabilitado pelo antigo ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, que o fez seu director de Gabinete.

Ligações as  famílias do regime

Conhecido  no circulo familiar por “Coy” , José Coimbra Baptista Júnior  é irmão de Joana  Lina Baptista e  sobrinho de uma das mais  prestigiadas figuras da OMA, Rufina Ramos da Cruz.  Ele próprio é uma figura que teve  participação  activa no MPLA por intermédio das  estruturas da JMPLA, no bairro Terra Nova, em Luanda em finais da década de setenta.  Desligou-se logo após a manifestação do 27 de Maio de 1977 por ostentar uma certa  “óptica diferente” acrescida ao afastamento de certos colegas. Passou a dedicar-se  aos estudos tendo entrado para o PUNIV que lhe deu  acesso a faculdade de engenharia da Universidade Agostinho Neto. 

 

Na foto:  O Chefe do SINSE, Eduardo Octávio, cumprimentando o general “Kopelipa”

 

Quem é Quem:  José Coimbra Baptista Júnior, Ex – Quadro do SIE