Huambo – Tem-se dito que “tudo está bem, quando corre bem”. Alguns dias atrás a ministra do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira de Matos, garantiu que até ao momento não foi encontrado qualquer lote de frango da marca “Pluvera”, contaminado com a bactéria “salmonella enteritidis”, contrariado notícias de alguns  órgão credíveis que circularam alguns dias antes dando conta do contrário.

Fonte: Club-k.net
Frangos.jpg - 35.03 KBRosa Pacavira descartou mesmo a possibilidade dos lotes em causa terem entrado em Angola e aconselha a população a não entrar em pânico, informando que rapidamente moveu-se uma equipa conjunta, como é de hábito, composta pela Polícia Económica, Inspecção do Comércio, Agricultura, INADEC e os laboratórios.

Confesso que fiquei surpreendida com a tamanha ignorância (e incompetência) da ministra do Comércio, pois não lhe passou pela cabeça que os importadores/fornecedores possam ter alterado o rótulo (ou embalagem) do produto, tal como noticiou recentemente o jornal “O País”. Talvez a mana Rosa acredita que estas pessoas de má-fé, estão tão distraídas a ponto de não acautelarem os seus investimentos.

Sejamos franca. A senhora ministra acha mesmo que, pela dimensão territorial do país, três dias é suficiente para fiscalizar de Cabinda ao Cunene os locais onde estão a ser comercializados estes frangos contaminados? Ou, a senhora também é daqueles que pensa que Angola é Luanda?

A especificidade do assunto devia suscitar maior atenção por parte da senhora ministra (tal como da sociedade em geral), porque não estamos a falar de roupas, mas sim de saúde pública. Isto tem a ver com a integridade física e qualidade de vida de todos que se encontram no solo angolano. Agora me responde: a senhora e sua equipa de inspectores corruptos imorais foram até aos municípios do Kuemba (Bié), Massango (Malanje), Quimba (Zaire), Bailundo (Huambo), Chibia (Huila) etc. fiscalizarem?  

Em respeito as alíneas d, q do artigo 21º da Constituição da República de Angola, que de maneira implícita esclarece que “o Estado promove o bem-estar, a solidariedade social e a elevação da qualidade de vida do povo angolano”, designadamente dos grupos populacionais mais desfavorecidos como outros extratos conciso e previsto na Constituição e na lei. Francamente!

Pois, as tuas declarações irresponsáveis fez-me entender e compreender que a senhora ministra não está preparada para lidar com as adversidades do mundo actual, muito menos tem qualquer respeito a vida humana. Desde já, recomendo-te que aproxima vez que te encontrar numa situação de gênero, faça primeiramente uma análise profunda antes de tentar lavar a imagem suja do elenco governativo que faz parte.

Pois, o povo pacifico angolano já não anda com pachorras para com o seu chefe  José Eduardo dos Santos. Já basta os jacarés que nos comem. Já basta seremos assassinados pelos medicamentos duvidosos que ingerimos. Já basta de aldrabices de um milhão de casas. Já basta o seu pelouro burlar os camponeses com o seu Papagro e da sua incompetência.  

Faço-lhe lembrar o adagio popular angolano “O MAIS IMPORTANTE É RESOLVER O PROBLEMA DO POVO”, disse Agostinho Neto. Não devia ficar somente a inaugurar cantinas e supermercados que adulteram os bens alimentar, porque até se não houver saúde pública não haverá clientes.