Lisboa – O incumprimento pleno dos objectivos da SONACI – Sonangol Comercialização Internacional para quais  foram preconizados  ao tempo do mandato  de Manuel Vicente, a frente da petrolífera estatal,   é associada a obstruções e a atitudes de má vontade do actual PCA, Francisco de Lemos Maria. 

Fonte: Club-k.net

Por ferir os seus interesses privados

A SONACI  que é uma das mais novas  subsidiaria  da Sonangol    que substitui   a antiga  Direcção de Operações de Comercialização (DOC) tem  a cabeça uma PCE- Presidente da Comissão Executiva, Raquel Ruth da Costa David Vunge.  

Apesar da data do seu lançamento oficial ter ocorrido já no mandato de Francisco Lemos Maria,  a SONACI foi sempre vista como parte de um conjunto de projectos  idealizados no consulado de antigo patrão da petrolífera Manuel Vicente   que cujo funcionamento veem sendo dificultados, pelo seu sucessor, Lemos Maria.

O PCA, Francisco Lemos Maria  que era  notabilizado pelo seu lado de coerência e antipatia as praticas de corrupção e  trafico de influencia que caracterizam o regime do MPLA,  passou a estar associado  a  negócios privados  no ramo da transportação do crude em Angola.

A falta de interesse que,   é-lhe  atribuído, em concretizar os  objectivos preconizados pela  SONACI – Sonangol Comercialização Internacional é visto como um “anticorpo”, já que esta nova  subsidiária  passaria a ter, dentro dos seus objectivos,  a gestão e controle da locomoção do crude, o que conflituaria com  os  supostos  interesses privados ao qual Lemos Maria é conotado. 

{edocs}http://club-k.net/images/pdf/sonaci.pdf, 710, 600{/edocs}