Lisboa – O ex-Chefe do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado, Sebastião José António Martins   remeteu recentemente  ao seu sucessor, Eduardo Filomeno Barber Leiro Octávio, uma missiva solicitando autorização institucional para se ausentar do país,  por motivos académicos (planeia fazer doutoramento em Portugal).

Fonte: Club-k.net

Embora esteja desprovido de qualquer cargo naquela instituição de inteligência, a inicitiva do ex- governante  em pedir autorização rege-se por normas internas sobretudo por se tratar de um funcionário-sénior da casa  cuja ausência do território nacional  deve ser seguida por uma previa comunicação superior.

Eduardo Barber Leiro Octávio ainda não respondeu ao “pedido de autorização de saída”  tendo primeiro remetido o assunto aos órgãos instrumentais para apreciação previa de uma equipa sob alçada de  alto funcionário,  José Roldão Teixeira.

De recordar que Sebastião Martins concluiu a poucos meses o grau de mestrado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas com a inédita nota de 19 valores (nunca antes atribuída a um estudante de mestrado).  Impressionado pelo trabalho do mesmo, a equipa de júri que avaliou a sua dissertação havia levantado a possibilidade de o convocar  como investigador  da Universidade Técnica de Lisboa (UTL)  e candidato a grau de  doutoramento.