Luanda - “Quem ‘pariu’ o monstro?!” : Os curdos constituem cerca de 20% da população da Turquia, aproximadamente metade de todos os curdos, vivem na Turquia, embora os Curdos espalhados na Síria, Irão e Iraque. Os Curdos da Turquia, foram os mais aguerridos contra a ocupação do seu “Curdistão”, o PKK foi a organização politica curda que simbolizou na Turquia a maior hostilização dos Curdos a integração...

Fonte: Club-k.net

Os Curdos, no geral embora Sunitas, foram sempre ferverosamente contra a arabização ou a integração aos costumes árabes. Por isso representar uma ameaça séria ao estado terrorista islâmico, pois geralmente quando se fala, na limpeza étnica (praticado pelos terroristas) a vitima ė maioritariamente; Curdos. Pois a ISIL ė sinonimo a “arabização de qualquer jeito” são os Boko-Haram do oriente-médio.

UM “GOLPE DE VISTA” NO PASSADO

Em 1994, Leyla Zana, a primeira representante mulher curda no parlamento da Turquia, foi punida por fazer "discursos separatistas" e sentenciada a quinze anos de prisão. Na sua posse como membro

do parlamento, ela supostamente se identificou como curda. A Anistia Internacional relatou que "ela fez o juramento de lealdade em turco, como exigido pela lei, e então acrescentou em curdo: 'Eu lutarei para que os povos turcos e curdo vivam juntos em um sistema democrático'. O parlamento irrompeu com gritos de 'Separatista!', 'Terrorista!' - 'Prendam- na!'."

O Partiya Karkerên Kurdistan (PKK) (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), também conhecido como KADEK e Kongra-Gel, é considerado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como sendo uma organização terrorista dedicada a criar um estado curdo independente em um território (tradicionalmente referido como Curdistão) consistindo de partes do sudeste da Turquia, nordeste do Iraque, nordeste da Síria e noroeste do Irã. É uma organização étnica separatista que usa a força e ameaça de força contra alvos civis e militares com o propósito de alcançar seus objetivos políticos.

Entre 1984 e 1999, o PKK e o exército turco entraram em guerra aberta, e a maior parte do interior do país no sudeste foi despovoada, com os civis curdos sendo deslocados para locais defensáveis como Diyarbakır, Van e Şırnak, assim como para cidades da Turquia ocidental e até mesmo para a Europa ocidental. As causas do despovoamento incluem atrocidades do PKK contra clãs curdos que eles não podiam controlar, a pobreza do sudeste, e as operações militares do estado turco.

A Human Rights Watch documentou várias ocorrências onde os militares turcos evacuaram vilas com uso de força, destruíndo casas e equipamentos para evitar o retorno dos habitantes. Estima-se que 3.000 vilas e aldeias curdas na Turquia foram verdadeiramente varridas do mapa, o que representou o deslocamento de mais de 378.000 pessoas.

ISIL Vs. CURDOS

Não ė de descurar, que forças ocultas na Turquia e Irão, que sempre odiaram os Curdos e hostilizaram a formação do Curdistão, estejam a financiar e armar a ISIL, para que estes eliminem os Curdos... tal como no passado o ocidente apoiou e incentivou o rearmamento das forças nazistas, instigando-o contra a URSS, com o intuito de eliminarem o comunismo mundial.

Curiosamente, o espaço geográfico reivindicado pela ISIL, ė ocupado pelos Curdos, aparentemente a ISIL não reivindica nenhuma parcela da Turquia e Irão (ainda não) como parte integrante do estado islâmico...

Até porque tal, ė justificado pois Síria e Iraque, são os estados mais fracos, cujas forcas armadas estão parcial e totalmente destroçadas (respectivamente) e sistema politico fragilizado...

Ora, quem causou tal “estrago”, porque e Para que?...

Porem a Síria, enfrentando uma consequente rebelião armada a 3 anos, com as suas forças armadas, quase intactas com batalhões de tanques/ artilharia, unidades aéreas, forças especiais e serviços de inteligência intactos, AINDA ė a força mais capaz de não só conter, como derrotar com êxito o exército terrorista do ISIL.

PORQUE NÃO INTERVÊM A TURQUIA

Intervindo as forças militares Turcas no teatro das operações militares, terão que necessariamente aliar-se com cerca de 90% das ex-forças militares do PKK, reinvicadores “nervosos” da autodeterminação Curda.

Ora esta cooperação (turca-curda) vai significar na prática, formação, uniformização e atribuição de armamento e informação militar sensível...

Turquia receia, que “vai alimentar a cobra” que amanhã vai-lhe morder a mão...

Turquia, necessita de uma garantia do ocidente, e de suas instituições internacionais de que nunca vão reconhecer um estado Curdo, esteja onde estiver (Irão, Iraque, Síria ou Turquia) ou no caso de se verificar o que mais receia, poder “torcer o pescoço da cobra” sem que seja julgado e condenado... (ė tal possível, nos dias de hoje?)

Por outro lado (também) quer, o Irão e a Síria, nenhum destes estados estão interessados no reaparecimento do Curdistão, assim como o Iraque, mas infelizmente o Iraque já ‘era’, tem uma “Forças Armadas, fantasma, fraca e deambulante”...

Note-se que os Curdos, neste momento são a única forca de contenção contra o ISIL no Iraque e pelos vistos também na Síria... os Curdos estão emergindo como uma forca militar a ter “em conta”, quando se fala no ocidente, na contenção do estabelecimento e avanço do ISIL, impossível contornar os Curdos...

Agora e depois da guerra contra o ISIL, a história do povo Curdo terá que ser “recontada”, NADA MAIS VOLTARÁ A SER O MESMO, o Curdistão mais do que nunca esta em formação, Graças ao ISIL.

Por isso, Irão e Turquia, estão renitentes em conceder forças terrestres para combater o ISIL...

A COALIZĀO INTERNACIONAL Vs. ISIL

Enquanto não se decidir, uma guerra com a utilização de forcas terrestres bem preparadas e armadas, a ISIL estará sempre em vantagem. Pois “vemos” e ouvimos que as forças de contenção quer dizer os Curdos, em todas as frentes ‘reclamam’ sempre por mais apoio de armas... Pelo que parece a ISIL, estão bem preparados e equipados.

Aqui ė que, a porca “torce o rabo” quem vai fornecer tais forças terrestres? Para beneficiar que politica? Ou melhor para beneficiar QUEM?...

Os Países da região, sabem o quão hipócrita ė a política do ocidente, fundamentalmente os EUA.

Kosovo foi uma lição “besta”... não querem que o “Curdistão” seja a ‘outra lição’ ou irmão gémeo daquele.

As TV’s de todo o mundo, exibem manifestações do povo Curdo, na Turquia e algumas capitais da europa, contra o governo Turco, por este “assistir de camarote” impávido e ‘sereno’ o avanço da ISIL nas “suas barbas”... as manifestações, na minha opinião estão “endereçadas” na direcção errada... “Quem pariu o monstro?”

A hipótese mais “Maluca!” inverosímil (?!)

Não será que a ISIL, ė uma conspiração bem urdida, liderada pelos lobbies Israelenses, para aplicar um definitivo (?) Knockout contra os Países árabes, “mais nervosos” anti-israelita? Síria, Iraque, Irão e... Turquia, agora ‘envoltos’ num grande “lamaçal”.

Já se fala, numa zona de contenção aérea, (publicamente, Turquia apresenta tal condição para entrar em combate) a cobrir o espaço aéreo da Síria, mas afinal quem ė o inimigo público numero 1, a ISIL ou Assad?

Espíritos agitados, também conjeturam que a ébola ė um “produto de laboratório”, uma conspiração (?!) contra África e a humanidade... (será?!)

O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO (?!)

“Quem ‘pariu’ o ISIL (o monstro)?!” – responda quem tiver discernimento. Pois o “paridor” que assuma a responsabilidade e forneça as “benditas” forças terrestre, para “fazer a guerra e parar a guerra!”

Isomar Pedro Gomes