Luanda - No seguimento de uma missiva que lhe foi  endereçada pelo Fórum Cabindes para o Dialogo (FCD) respeitante a movimentações  de irmãos de Cabinda na  diáspora que pretende dialogar sobre o conflito  no  enclave angolano,  o Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança, general Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”,  respondeu,  citando o Presidente da República,  que “se a intenção for aderir ao memorando de entendimento sobre a paz assinado no Namibe deve ser aceito o contacto”.

 Fonte: Club-k.net

A resposta desta alta patente militar é datada de 7 de Abril do corrente ano e face a pertinência do assunto mas sobretudo pela  forma como  o Presidente da República José Eduardo dos Santos gere a questão de Cabinda, o Club-K, publica na integra a referida carta.

Os acordos de paz do Namibe foram assinados pelo governo de Angola e o FCD de Bento Bembe. Os acordos foram sempre contestados pela FLEC, por denunciar que o seu antigo dirigente se encontrava numa situação comprometida com o regime e que não era interlocutor valido tanto para a guerrilha como para a sociedade civil do enclave mais ao norte de Angola.

Muito recentemente, a Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda e a Frente Armada de Cabinda (FLEC/FAC) que  esteve reunida, em Paris, com o objetivo de discutir a reorganização do movimento manifestou o desejo de dialogar com o governo de Angola.

Segundo, Jean-Claude Nzita, porta-voz do movimento separatista, citado pela DW,   "Queremos sentar-nos à mesa com o Governo para podermos dialogar sem obstáculos e tentarmos solucionar o problema de Cabinda." 

{edocs}http://club-k.net/images/pdf/resposta-de-kope-aos-cabindas-na-diaspora‏.pdf, 710, 600{/edocs}