Luanda - A última ronda, a 19 de novembro, será decisiva com Angola e Burkina Faso a baterem-se em Oagadougou, no qual o vencedor se qualificará com 10 pontos.

Fonte: Sapo/Angop

Angola, ao somar agora quatro pontos, está na terceira posição no grupo C de qualificação para o CAN2015, depois do triunfo de quarta-feira, em Luanda, diante do Lesotho, por 4-0. Os “palancas negras” precisam de vencer os gaboneses em casa a 15 de novembro para manter a esperanças no apuramento.

Mesmo que este triunfo aconteça, os “palancas negras” só se sentirão aliviados se o Lesotho, que já não tem hipóteses, com um ponto, vencer no mesmo dia na receção ao Burkina Faso.

Se os prognósticos derem certo, Angola somará sete pontos, os mesmos que Burkina Faso, na segunda posição, enquanto o Gabão manterá a posição de líder, com oito, e o Lesotho com quatro.

Desta maneira, a última ronda, a 19 de novembro, seria decisiva com Angola e Burkina Faso a baterem-se em Oagadougou, no qual o vencedor se qualificará com 10 pontos.

O Gabão, com os seus oito pontos na liderança, mesmo que perca na última ronda, garantiria o passe.

Nestes dois derradeiros encontros, não servirá para Angola qualquer outro resultado senão dois triunfos para assegurar o apuramento direto como um dos dois primeiros do grupo C.

Por isso, será o “tudo ou nada” para os "palancas negras" nas partidas contra o Gabão e o Burkina Faso.

Caso não ocorra assim, os angolanos ficarão a depender dos outros grupos para ver quem entre os terceiros colocados, amealhou mais pontos, para beneficiar da repescagem da organização.

Na sua estreia num CAN, em 1996, Angola foi eliminada na primeira fase, o mesmo sucedeu na edição do Burkina Faso (1998). A terceira presença aconteceu apenas em 2006 no Egipto, mas o resultado não se alterou.

A edição 2008 no Gana marcou a viragem, pois pela primeira vez, os Palancas Negras passaram da fase de grupos, tendo sido eliminada nos quartos-de-final. Repetiu-se na edição caseira, dois anos depois.

Em 2012 Angola foi ao CAN do Gabão e Guiné Equatorial com intuito de melhorar, mas caiu para a primeira forma, eliminada na fase inicial. Em 2013, a cena repetiu-se.