Luanda - Um livro de cunho académico intitulado "José Eduardo dos Santos e a Ideia da Nação", de autoria do historiador angolano Patrício Batsîkama, será lançado no dia 19 de Novembro na Universidade Federal de Ouro Negro, no Brasil.

Fonte: Angop

Em declaração hoje, segunda-feira, à Angop, o autor afirmou que o livro desenvolvido em 112 páginas, editado pela Mediapress, encontra-se dividido três capítulos, nomeadamente: “A formação do Estado Angolano”, “José Eduardo dos Santos na mira da PIDE – DGS” e “José Eduardo dos Santos e a Consolidação da Nação Angolana”.

O primeiro capítulo, explica o autor, refere-se a questões territoriais angolanas antes e a chegada dos portugueses e a resistência das populações dos reinos do Ndongo, Matamba, Congo, Umbundo e Kuanhama.

O segundo é exclusivo ao Chefe do Estado angolano e suportado por fontes documentais da PIDE DGS que indica que José Eduardo dos Santos era alvo entre vários líderes do MPLA, por dinamizar as populações, levando-as a independência.

Já o último faz igualmente menção ao líder angolano, que perante inúmeras dificuldades, quer política, social, económica e cultural, tenta orientar para a garantia de um país melhor.

Para si, o livro visa dotar os estudantes com conteúdos sobre a figura histórica de José Eduardo dos Santos, indicando percursos e trajectórias na busca da Independência nacional.