Luanda - O Grupo Parlamentar da UNITA informa que na sequência da tentativa de assassinato de um seu membro, Liberty Samuel Chiyaka, endereçou no dia 14/Outubro/2014, uma carta ao Presidente da Assembleia Nacional, com conhecimento ao Presidente da República, ao Presidente da UNITA, ao Presidente do Tribunal Constitucional e ao Procurador-geral da República, solicitando um claro posicionamento da Assembleia Nacional, accionando as Comissões de Especialidade, na defesa da vida e da integridade fisica dos Deputados.

Fonte: UNITA

Volvida uma semana desde a entrega da referida carta, o Grupo Parlamentar da UNITA, expressa a sua indignação e repulsa, face ao silêncio das Instituições do Estado, perante a tentativa de assassinato do Deputado e Secretário Provincial da UNITA no Huambo, Liberty Samuel Chiyaka, ocorrida na noite de 12 de Outubro de 2014, perpetrada por um agente do Estado que foi detido e entregue a guarda da Policia Nacional.

Insta os Órgãos do Estado a quem o assunto competir, que sejam dados passos céleres para que os resultados das investigações sejam conhecidos e os responsáveis por este hediondo acto não fiquem impunes e sejam responsabilizados nos termos da Lei.

O Grupo Parlamentar da UNITA reitera a sua determinação e princípios de luta pela defesa da vida, constitucionalmente consagrada, e condena com veemência todos os actos atentatórios à preservação deste bem supremo. Solidariza-se com o Deputado Liberty Chiyaka e com todos os que têm sido vítimas da intolerância política, um pouco por todo o pais.

Luanda, 23 de Outubro de 2014
O Grupo Parlamentar da UNITA