Lisboa –  O montante da  divida deste sobrinho do primeiro  Presidente  de Angola, Agostinho Neto  ascende a 1, 2 bilhões de dólares.  Segundo o África Monitor Supõem-se porem,  que parte substancial da mesma corresponde a operações pela qual apenas se responsabilizou; os destinatários dos créditos terão sido outros - no regime e partido.

Fonte: Club-k.net

 

Terão  beneficiado dos créditos milionários, os irmãos Emanuel Madaleno e Álvaro Sobrinho, este último ex-presidente do BESA. Outros são Hélder Bataglia, presidente da Escom e administrador do BESA;  Domingos Vunge, da Score Media, sociedade da Newshold.

 

Para evitar com que o banco fosse a falência, o Presidente José Eduardo dos Santos  concedeu, em nome do Estado angolano  uma garantia soberana ao Banco Espírito Santo Angolano (BESA), destinada a cobrir créditos concedidos e que estão contabilizados nos activos da instituição financeira. O BESA tem como acionistas, os generais Manuel Vieira Dias “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento, através das suas participadas.