Segundo Artur Sapalo, que não adiantou mais informações, este facto dá-se num momento em que a líder do PLD já se encontrava em fase de recuperação, tendo se deslocado a Lisboa apenas em consulta de rotina.

Natural da província de Luanda, Anália de Vitória Pereira nasceu a três de Outubro de 1941.  Sua vida política remonta a 1975, ano em que saiu do país rumo a Portugal.

Em 1983 fundou, em Lisboa, Portugal, o Partido Liberal Democrático (PLD) com seu falecido marido, Carlos Simeão, também político e primeiro líder da força política.

Depois de 16 anos no exílio, Anália de Vitória Pereira regressou a Angola em 1991, legalizando o PLD e concorrendo nas primeiras eleições pós-independência, em Setembro de 1992.

Membro do Conselho da República, órgão de consulta do Presidente da República, a líder do PLD foi a primeira mulher a concorrer a Presidência da República nas primeiras eleições gerais realizadas em 1992.


Direcção do PLD reunida de emergência após a morte da presidente


Luanda - A Direcção do Partido Liberal Democrático (PLD) reuniu-se hoje de emergência na sequência da morte da sua líder, Aália de Vitória Pereira, ocorrida na madrugada desta quarta-feira em Portugal.

Segundo o secretário para a informação do PLD, Artur Sapalo, que não adiantou mais informações, no final do dia a direcção do partido deverá emitir um comunicado sobre a situação.

Natural da província de Luanda, Anália de Vitória Pereira nasceu a três de Outubro de 1941.

Iniciou a sua vida política em 1975, ano em que saiu do país rumo a Portugal.

Em 1983 fundou, em Lisboa, Portugal, o Partido Liberal Democrático (PLD) com seu falecido marido, Carlos Simeão, também político e primeiro líder da força política.

Depois de 16 anos no exílio, Anália de Vitória Pereira regressou a Angola em 1991, legalizando o PLD e concorrendo nas primeiras eleições gerais, em Setembro de 1992.

Membro do Conselho da República, órgão de consulta do Presidente da República, a líder do PLD foi a primeira mulher a concorrer à Presidência da República nas primeiras eleições de 1992.

O PLD obteve três assentos na Assembleia Nacional nas primeiras eleições gerais de 1992.

No segundo pleito, realizado em 2008, o partido não obteve o mínimo de votos estabelecido por lei, constando do grupo de formações em risco de extinção.

Fonte: Angop