Luanda – Faleceu às 03:00 horas da madrugada do dia 15, por doença (Cirrose hepática), em Luanda, o político Joaquim Icuma Muafumba “Quiny”, antigo ministro do Comércio, indicado pela UNITA no extinto Governo de Unidade e  Reconciliação Nacional de Angola (GURN).

Fonte: Club-k.net

Joaquim Icuma Muafumba nasceu a 1 de Janeiro de 1957 na província da Lunda Norte, e ingressou no Ministério do Comércio em 1977. Era licenciado em Administração e Gestão de Empresas na Alemanha.

Já exerceu a função de Inspector do Comércio, director comercial da delegação do Comércio na Huíla, técnico superior de segunda classe do departamento de planeamento e Coordenação do Instituto de Estradas de Angola (INEA).

De acordo com dados mais extensos sobre a sua trajetória, o malogrado Muafumba Icuma foi um quadro que aderiu a UNITA,  no ano de 1974.  

Após a rotura entre os três movimentos de libertação nacional, em 1975, ele viu-se impossibilitado de  seguir para as matas com os seus colegas seguidores de Jonas Savimbi tendo ficado nas cidades.

Em contrapartida, o mesmo ficou na província da Huíla, onde nas estruturas governamentais ao tempo do partido único exerceu cargos  de responsabilidade na delegação  do ministério do comercio, nesta região ao sul do país. anos depois ele foi enviado para a Alemanha,  para  estudar com uma bolsa de estudos patrocinada pelas autoridades angolanas.

Em terras germânicas juntou-se a ala “externa” da UNITA, onde passou a responder pelas acções políticas comunitárias deste partido, na cidade de Frankfurt.  Mais  tarde foi indicado  coordenador geral do “Galo Negro” em terras germânicas após o seu regresso da Jamba onde se deslocara para assistir um Congresso partidário  que ali decorria.

No seguimento dos acordos de bicesse, Joaquim Icuma Muafumba serviu a UNITA como Secretário provincial nas Lundas sua região de nascimento. Com o retorno a guerra no país e o surgimento da UNITA Renovada ele se tornaria próximo ao ex- Ministro da Hotelaria e Turismo, Jorge  Valentim  tornando-se seu Consultor jurídico, último cargo que ocupou até  a sua indicação para pasta de Ministro do Comércio.

Serviu o GURN- Governo de Unidade e Reconciliação Nacional,  por indicação da direcção de Isaías Samakuva  para substituir o ex-ministro do Comércio Victorino Hossi.  Muafumba foi também estimado em meios políticos da oposição em Angola, por ter recusado uma proposta do regime angolano que queria fazer dele embaixador no exterior do país, em troca da sua renuncia a UNITA.  A proposta foi lhe feita após a saída de uma sessão do Conselho de Ministro, semanas antes da extinção do GURN.

Após o GURN, ficou  no desemprego tendo solicitado colocação junto da  antiga Ministra Idalina Valente que o terá  declinado, aparentemente por ter sido um quadro da oposição.

Em 2013, o antigo governante  usou o mesmo mecanismo  junto da actual ministra do comercio Rosa Pacavira  que o aceitou de volta ao Ministério levando em conta a sua trajetória como inspector daquela instituição governamental.

Um ano antes de ser reintegrado no ministério do comercio, o ex- ministro renunciou a UNITA para aderir a CASA-CE de Abel Chivukuvuku, onde se tornou membro do Conselho Deliberativo Nacional,   membro do Conselho Presidencial da  referida coligação e Acompanhante para a província do Moxico.

Em comunicado difundido, este sábado em Luanda, a  CASA-CE, refere que “neste momento de dor e luto, o Secretariado Executivo Nacional endereça à família enlutada as mais sentidas condolências”.