Luanda – Pelo menos dois enterros, dentre os quais o do ex- ministro do comercio indicado pela UNITA no  GURN, Joaquim Icuma Muafumba “Quiny”, falecido no Sábado, 15 de Novembro, que estavam previstos para esta terça-feira (18), no cemitério do alto das cruzes, em Luanda, foram adiados ou transferidos para Quarta-feira (19).

Fonte: Club-k.net

PR cria comissão de exéquias

ImageO adiamento segundo justificação deve-se pelo facto de o cemitério estar todo reservado para terça-feira acolher as cerimonias fúnebres do nacionalista e ex-ministro do MIREX, embaixador Afonso Domingos Van-Dunem “Mbinda” com a presença do Presidente da República, José Eduardo dos Santos. 

Mbinda que ultimamente exerceu os cargos de Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, faleceu na Sexta-feira, 14 de Novembro, em Luanda.

De acordo com conhecimento,  num outro óbito quando um dos tios  do defunto anunciou a mudança e os motivos da mudança da  data do enterro   perante todos presentes,  houve lamentações e desabafos contra o PR.

Um dos mais velho indignado  teria reagido da seguinte forma “Ele (PR) deveria só ocupar o cemitério, que até nem era necessário fechar, por umas 1,5 horas e depois deixar que outros com a sua dor enterrem  seus defuntos, mas agora todo dia encerrado, isso é falta de respeito e consideração de outros familiares que também têm essa pesada responsabilidade nas mãos. Ter um defunto na morgue  não é fácil, dói”.

De acordo com justificações de fontes governamentais, na terça-feira só haverá o enterro do embaixador  Afonso Van-dunem  “Mbinda”, devido aos preparativos de segurança  para o PR e por estarem limitados em termos de tempo “então não resta tempo para mais funerais”.

Durante o período da manhã de terça-feira, na Assembleia Nacional, os titulares dos órgãos de soberania, políticos, representantes da sociedade civil, familiares e amigos vão render homenagem ao malogrado.

Segundo  a mesma fonte está previsto a chegada de entidades estrangeiras concretamente de países africanos onde o antigo diplomata tinha boas relações que devem chegar a Luanda para se despedir dele até a ultima morada.  Para o efeito, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos chamou a si, a responsabilidade do acto criando uma comissão de exéquias fúnebres para prestar reforço protocolar

De realçar  que Afonso Domingos Van-Dúnem "M’Binda" foi Ex-Ministro das Relações Exteriores da República de Angola de 1985 a 1989, Licenciado em Direito pela Universidade Dr. António Agostinho Neto.

Foi representante do MPLA na República da Zâmbia e Coordenador das Relações Exteriores do MPLA na República Unida da Tanzânia, durante o processo de libertação nacional.

Entre 1991 a 2000 foi representante da República de Angola junto da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Yorque. 

Em 2011, foi homenageado pelo Ministério das Relações Exteriores com a atribuição do Certificado de Mérito e Reconhecimento, pelos bons serviços prestados na edificação, consolidação e projecção da política externa angolana.