Lisboa – O economista e  professor universitário Carlos Rosado de Carvalho protestou verbalmente junto  da Rádio Nacional de Angola (RNA) contra uma notícia colocada online por aquela emissora que julga não reflectir o teor das suas declarações recentemente expressas num debate radiofónico  sobre a  apresentação do Orçamento Geral do Estado para o Exercício Económico de 2015.

Fonte: Club-k.net

Vitima de manipulação 

Na peça jornalística a que foi alvo de distorção, a RNA através do seu portal,  apresenta o académico   como tendo elogiado e concordado plenamente com o OGE  dizendo que “Estamos em presença de um orçamento histórico no sentido que, pela primeira vez, desde o fim da guerra, as despesas com a saúde e a educação, são superiores as despesas com a defesa e segurança, e podemos entender este orçamento como uma viragem”.

Carlos Rosado de Carvalho considerou de facto “histórico o OGE”, no sentido que de que pela primeira vez consagrava mais verbas à Educação e Saúde, juntas, do que à Defesa e Segurança.

Segundo disse no  dia do debate (antes de ser vitima de distorção), “As verbas para a Educação e Saúde continuam baixas mas aumentaram”.

 Defendeu  que “não estamos perante um orçamento de contenção como diz o Governo porque não podemos falar em contenção quando o orçamento aumenta as despesas em quase 20%. Como as receitas caem quase 4%, o défice dispara 40 vezes, o que considero perigoso num quadro de baixa do petróleo”.

De acordo com constatações, a RNA passou apenas a parte “do histórico” (o que   justificaram) mas omitiram as críticas que o  académico fez  ao OGE, causando impressão de se  estaria diante de um analista subvertido pelo regime.