Luanda - A Litis Petróleo Company Lda é uma empresa angolana, tem sede na Rua do Instituto Superior Politécnico Metropolitano, no Morro Bento, em Luanda, e é a responsável pelas bolsas de 25 bolseiros que chegaram a Portugal no dia 23 de Outubro de 2013.

Fonte: Folha8

O contrato foi feito assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da empresa, Manuel de Sousa, e pelos bolseiros. Trata-se de um contrato de formação académica profissional com duração de 10 anos, sendo 5 anos de formação académica no exterior e 5 anos de prestação de serviço.

De acordo com os bolseiros, a empresa não está a honrar o contrato na sua totalidade, situação que os tem deixado a passar extremas necessidades, nomeadamente constrangimentos de ordem financeira (alimentação, materiais didácticos, vestuários e etc.).

“Nós saímos de Luanda a 23 de Outubro de 2013, e quando chegámos a Portugal (Porto) só vimos o que estava contratualizado durante quatro meses. Depois disso as coisas começaram a ficar aper- tadas, surgindo mentiras, calúnias e falsas esperanças”, conta um dos bolseiros.


Além disso, acrescentam, “já não recebemos o subsídio, e os seguros de saú- de que a empresa tratou de nada nos servem pois cobrem despesas insignificantes”. Como se isso não bastas- se, dizem que a “empresa optou por uma estratégia de falsidade, dizendo aos nossos pais e aos jorna- listas que estamos bem e que a situação está normalizada, o que de facto não é verdade”.

“Até agora são quase nove meses sem receber o subsídio, quase acaba- mos na rua, sem luz e sem água porque eles nem as contas estavam a pagar. Além disso querem reduzir o subsídio que, mesmo mantendo-se, não dá para muita coisa”, referem os bolseiros.

Os bolseiros alertam que a empresa continua a mandar pessoas para fora do país (os últimos rumaram para o Brasil no passado mês de Julho), estando ainda prevista para Dezembro a chegada a Portugal de mais de 60 bolseiros. “Face ao olhar impávido da empresa, enquanto entidade contratante, solicitamos que o Estado ponha cobro a esta situação, devendo a empresa ser inquirida e responsabilizada pelos seus actos, que espelham alguma falta de humanismo, negligência e arrogância”, concluem os bolseiros.

Bolseiros que estão tam- bém preocupados com a desorientação total com que continuam a ser tra- tadas as candidaturas de centenas de jovens an- golanos que partilham sonhos e expectativas de estudarem no estrangei- ro, como garantia de uma formação de qualidade e valorada mas que, infelizmente, têm sido ou poderão ser destratados nos seus objectivos, caso a empresa continue a tra- balhar deste modo.

“Estamos conscientes, dizem os bolseiros, de que o projecto de “Bolsa de Estudos no Exterior”, que a empresa Litis Petróleo Company, Lda. idealizou é teoricamente um pro- jecto brilhante, que resul- tará em benefícios para os bolseiros, familiares e a nação angolana, porém, rogamos que haja pessoas realmente responsáveis, profissionais engajados e capacitados a levar o projecto adiante, para que então possa se cumprir os objectivos pretendidos.”

Por isso, dizem esperar que “a situação seja solu- cionada o mais breve pos- sível, e que o Ministério da Educação, Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos compe- tentes ponham cobro à situação”, tal como soli- citam “que seja feito um inquérito à empresa para avaliar se tem ou não a ca- pacidade de mandar mais centenas de jovens ango- lanos para fora do país, de modo a evitar situações deste tipo”.