Luanda - O Bloco Democrático (BD) vem por este meio informar ao povo angolano e ao regime MPLA JES para que os jovens manifestantes dos dois dias de manifestações (sábado e domingo, dia 22 e 23 de Novembro de 2014) não sejam alvo de qualquer tipo de violência, esta é a nossa exigência!

Fonte: BD

Que forma de descontrolo é esta que MPLA  está a criar de pânico?

O BD sabe que os manifestantes apresentaram inclusivé o anuncio da sua intenção aos órgãos competentes, em carta assinada. Não são marginais, eles não querem fazer confusão!

São os mesmos jovens que pacificamente sem têm manifestado por já vários anos. São eles que são agredidos e violentados, e se têm mantido pacificos, e desejam realizar estes dois dias de manifestações novamente de forma pacifica. O regime de MPLA JES não pode usar violência contra eles! A constituição permite o seu direito à indignação e à manifestação!

A constituição é clara em dizer que não há pena de morte em Angola, nem há direito há tortura em Angola! Os agentes e todos os elementos que possam estar a ser orientados ou pensar em agir com violência devem ter claro a constituição e as leis da República de Angola, se não obedecerem a lei, pensando que não devem respeito a lei fará deles criminosos!

O BD apela à solidariedade popular pacifica caso os jovens sofram violência. Apoiando com socorro legal, médico, alimentar e moral. O BD apela aos históricos do MPLA, as famílias do MPLA, às Mamãs do MPLA, e a todos os militantes do MPLA para não aceitarem a violência. Somos todos filhos desta terra e estes jovens são nossos filhos, não aceitemos mais massacres na nossa terra!

O BD lança o alerta para a onda de pânico que MPLA JES com recurso ao seu controlo dos meios de comunicação de massas está a realizar proferindo quer na televisão quer no Jornal de Angola a um clima de violência com intimidação que gera uma onda de pânico entre a população em geral e os compatriotas militantes do MPLA em particular.

Compatriotas militantes do MPLA, por favor não temam, estes jovens não são marginais! Muitos deles são até filhos do regime! Muitos são apartidários, eles apenas querem melhorar a situação do pais, aquilo que eles pedem é o que muitos dos compatriotas do MPLA pedem em casa quando falam da situação do país na mesa ao jantar ou ao almoço, o país, está mal!

Os meios de comunicação, estão a dizer que os jovens levam mochilas, que poderão ir armados, abrindo assim justificação para o uso da violência contra os jovens, o Bloco Democrático está atento e exige que não haja violência contra os jovens. Em Luanda quase todos os jovens andam de mochila, vai se fazer como? Que forma de descontrolo é esta que MPLA JES está a criar de pânico?

Em Luanda, tem sido notória uma presença fora do normal de elementos da Unidade Guarda Presidencial nas ruas. O MPLA JES está a espalhar que por alguém querer tomar o poder as forças de segurança vão lançar uma operação a todo o vapor, recomendando mesmo que ninguém saia de casa; será o anúncio de um novo 27 de Maio em 2014? É mesmo isto que MPLA JES quer criar, uma tragédia para o seu nome e país?

Entretanto, sabe-se que já existem gente à paisana em Land Cruizers que começaram a abordar jovens tentando identificá-los com os do MR (Movimento Revolucionário) com posturas ameaçadoras. Alguns desses jovens já se queixaram em público solicitando a atenção da imprensa, falando com o jornalista Coque Mukuta.

MPLA JES perdura e desenvolve a estrutura de Partido-Estado assente em métodos policiais. Nesse sentido, assume particular atenção os mecanismos de controlo da sociedade, desde a proliferação de camâras de vigilância, sem acolhimento na Lei, até a constituição de “Brigadas de Vigilância Comunitárias” nocturnas, visando o controlo mais apertado dos cidadãos e ampliando as manobras de intimidação.

Recentemente, voltaram a pedir vigilância aos militantes do MPLA, de uma forma a gerar um controlo prisional e de terror nos bairros; quem entra, quem sai, quantos filhos tem, o que faz, etc, etc. Assim, as brigadas de vigilância que o MPLA JES tem estado a criar procuram passar por cima do trabalho da Policia, numa lógica de intimidação e descontrolo do Estado que leva a uma cada vez maior desconfiança da população.

O Executivo recorre a repressão generalizada e sofisticada para sustentar seu modelo de governação. Por isto, ultimamente, o regime aumentou os meios de repressão sobre os manifestantes, com raptos e sequestros, os partidos políticos da oposição e os representantes das organizações da sociedade civil não alinhados, e aperfeiçou quer o uso de meios bélicos, incluindo aéreos, quer os meios tecnológicos e de informação, quer ainda a organização do policiamento e repressão de instituições, organizações e individualidades.

O Bloco Democrático apela ao Chefe do Executivo, Eng. José Eduardo Dos Santos, para que não permita que se instale uma tragédia nacional este fim-de-semana! É preciso e urgente abrir a porta ao diálogo para uma saída como Arquitecto da Paz, queremos acreditar que Sua Excelência Eng. José Eduardo Dos Santos, acreditará na palavra do BD de que é possível criar-se uma solução negocial de ganho que garanta as aspirações do povo angolano e as necessidades que o núcleo que hoje gere o país busca para uma saída de estabilidade. Não façamos correr sangue, este é o nosso apelo! Vamos todos iniciar negociações, que incluam os jovens, as Igrejas, as associações, as personalidades, as entidades, os partidos políticos, os sindicatos. É urgente o diálogo e a negociação para uma saída de Arquitecto da Paz. Os jovens manifestantes têm direito à indignação, vamos abrir as portas às negociações! É sim possível Angola se manter estável com uma saída que garanta o título de Arquitecto da Paz! Vários sectores da sociedade sem têm mostrado abertos a essa negociação, inclusivé Rafael Marques recentemente deu a entender que esta é a melhor via. Já para não falar de Marcolino Moco e os jovens revoluncionários, também o BD acredita numa solução negocial ampla.

O Bloco Democrático, apela aos órgãos de polícia e de segurança de Estado para que terminem de imediato com quaisquer planos de perseguição ou prisão antecipada. Que não haja introdução de indivíduos que venham a gerar estragos, vandalismo, violência ou agressões para depois incriminarem os jovens manifestantes.

Os agentes têm todos que estar identificados! A polícia tem que ser apenas o garante da lei. O BD exige também que a polícia não faça o fecho da área da manifestação para impedir o acesso dos manifestantes. O BD exige que a polícia não esteja a revistar as pessoas. O BD exige que a polícia não esteja a confiscar qualquer equipamento de captação de imagem ou telemóveis das pessoas ou manifestantes, esse acto é ilegal!

O BD apela a que as unidades médicas façam respeito ao seu juramento e atendam todos os feridos, caso cheguemos novamente a esse ponto!

O BD está consciente que o direito à indignação e ao protesto é um direito que assiste a qualquer cidadão, que tem cobertura constitucional, apelando assim aos seus membros, simpatizantes e amigos que venham a participar na manifestação que o façam de forma responsável.

O BD apela ao Povo e aos Manifestantes:

- Evitem sempre o confronto e afastem-se de agitadores, digam não à violência

- Filmem tudo e gravem tudo, fotografem tudo e divulguem amplamente, a principal batalha a vencer é a batalha da comunicação

- Levem água e repelente para insectos durante a noite; levem primeiros socorros

- Não circulem isolados e comuniquem sempre as vossas localizações a companheiros de vossa confiança (cuidado, os telefones podem estar sob escuta - combinem de forma antecipada códigos e deslocações)

- Os organizadores da manifestação deverão acautelar potencial acto de perseguição ainda antes do começo da manifestação.

- Caso estejam a ser detidos ou levados, deverão insistentemente gritar o vosso primeiro e último nome e pedir ajuda, exijam saber para que esquadra vão, registem os nomes e as identificações dos agentes que fazem detenção, gritem sempre alto e chamem a atenção das pessoas ao redor

- Manifestantes mantenham-se sempre informados de outros manifestantes para que não aconteçam raptos

- Em caso de detenção de companheiros, façam registo da esquadra, da matrícula da viatura marca e sua cor, registem nome e identificações dos agentes e, sigam de imediato com o carro que leve os detidos, não os deixem sozinhos!

- No final dos dois dias manifestações o BD pede aos manifestantes que acautelem possíveis represálias ou raptos, por isso andem em conjunto e protejam-se mutuamente mesmo depois de estarem em casa.

- Sejam continuamente solidários, não abandonem ninguém! Angolano Ajuda Angolano!