Luanda - Agentes e empresários rurais vão assumir a gestão do Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários (Papagro), uma iniciativa do executivo central. A garantia foi dada pela Ministra do Comércio, Rosa Pacavira, em Luanda, à RNA, que falava a propósito do primeiro aniversário do Papagro, a 22 de Novembro.

Fonte: RNA/Angop

“Temos o Papagro em 16 províncias e a partir de Janeiro vamos descentralizar o Papagro para todos os municípios. Estamos a incentivar os agentes logísticos rurais, que são àqueles cidadãos que vão se candidatar para gerir o Papagro em cada município, e terão acesso ao crédito de ajuda reembolsável depois, com um por cento de juro”, informou.

Papagro será descentralizado a partir de 2015

A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, anunciou, em Luanda, a descentralização do Programa de Aquisição de Produtos Agro-Pecuários (Papagro), a partir de 2015, para cada município gerir esta iniciativa do Executivo angolano ligado ao combate à pobreza.

A ministra fez este anúncio no final de um almoço-debate sobre o “Crescimento Económico, protecção Social e Combate à Pobreza”, promovido pelo LIDE Angola - Grupo de Líderes Empresariais.

Segundo Rosa Pacavira, a partir do próximo ano (2015), o Papagro será descentralizado e cada município terá verba própria para comprar os produtos em posse dos camponeses e, deste modo, os valores monetários repassarem aos agentes rurais de cada localidade, para que os mesmos trabalhem com as cooperativas.

Explicou que esses agentes rurais deverão devolver os valores com uma taxa de 0,5 porcento, ajudando os agentes, bem como motivando-os para o aumento da produção e do escoamento das mercadorias.

“O Executivo já fez experiência piloto em 16 províncias das 18 do país, excepto Cuando Cuabango e Cabinda”, pontualizou Rosa Pacavira.

Neste programa, disse, o Ministério do Comércio vai surgir as sociedades financeiras não bancárias para gerirem o dinheiro da compra de produtos dos camponeses.

Rosa Pacavira informou ainda que o programa “Angola Invest” está aberto a todo o empresário interessado em investir na área comercial, podendo beneficiar de um crédito de até cinco milhões de dólares, com uma taxa de juros de três porcento.

“Todo o empresário interessado em investir em infra-estruturas comerciais deverá dirige-se ao Ministério do Comércio com projectos concretos, para junto da banca se efectivar o crédito”, aconselhou a responsável.