Luanda - Carlos Lamartine explicou  recentemente numa entrevista ao programa Vivências da Rádio Mais, que os autores do hino nacional "Angola Avante" são  quatro  nomeadamente: Rui Mingas, Manuel Rui Monteiro, Carlos Lamartine e Carlitos Vieira Dias e não dois Rui Mingas e Manuel Rui Monteiro.

Fonte: SA/Rádio Mais

O Semanário Angolense de 22 de Novembro do presente ano, na sua coluna de “Altos e Baixos” comentou.

“Sempre nos foi dito que o «Angola Avante», o hino nacional, teria apenas a as­sinatura de duas pessoas: Rui Mingas e Manuel Rui Monteiro. Durante quase 39 anos era assim que se dizia. Embora não se compreen­da por que razão é que não reivindicara antes, o músico Carlos Lamartine veio, fi­nalmente, a público dizer de boca cheia que os autores do hino nacional não eram ape­nas aquelas duas figuras, mas sim quatro, ele incluído. 

Em conversa com Armindo Lau­reano, no seu «Vivências», Carlos Lamartine tratou de corrigir a história. Os faze­dores do «Angola Avante» são: Rui Mingas, Manuel Rui Monteiro, Carlos Lamartine e Carlitos vieira dias. assim é que está certo.”

José Carlos Lamartine Salvador dos Santos Costa, nasceu em Benguela, no dia 29 de março de 1943. com 71 anos de idade, lamartine foi um dos fundadores dos grupos os kissuekeia e macacos do ritmo, tornando-se posteriormente vocalista dos águias reais.

O programa vivências é um espaço de entrevistas sobre a aspectos "sensíveis" da  vida dos convidados feitas por Armindo Laureano, todas as quarta-feiras, entre às 10 horas e as 12 horas.